Altino Bessa questiona autarca de Guimarães sobre saída do projeto “Quadrilátero Urbano”

O deputado do CDS-PP Altino Bessa questionou o presidente da Câmara Municipal de Guimarães sobre a saída daquele município do projeto “Quadrilátero Urbano para a Competitividade, a Inovação e a Internacionalização”.

Altino Bessa quer saber se o autarca entende ou não que a integração/permanência do Município de Guimarães no Projeto Quadrilátero Urbano foi sempre defendida por poder vir a trazer muitos benefícios para as populações do concelho e se houve qualquer alteração nessa posição, e também se confirma que é intenção da Câmara Municipal de Guimarães abandonar o referido projeto, sendo que, em caso afirmativo, quer saber quais foram as razões que motivaram a tomada de tal atitude.

Finalmente, o deputado do CDS-PP pretende saber se o presidente da autarquia vimaranense entende ou não que com tal postura podem ficar prejudicados os interesses das populações de Guimarães, serem dificultados os contratos de financiamento já em curso e impedir a realização de investimentos futuros no concelho.
O Quadrilátero Urbano para a Competitividade, a Inovação e a Internacionalização é um projeto no âmbito da Associação de Municípios de Fins Específicos e um dos cinco projetos selecionados a nível nacional para implementar as "ações preparatórias" do programa "Política de Cidades Polis XXI", cofinanciado pela Administração Central.

Integram este projeto os municípios de Braga, Guimarães, Barcelos e Famalicão, sendo que, na sessão pública de apresentação deste projeto, o pró-reitor da Universidade do Minho referiu expressamente que “temos quatro cidades que se podem afirmar no País e atrair investimentos para uma região onde vive um milhão de habitantes”, mais referindo que da concretização dos projetos a surgir neste quadrilátero está dependente o desenvolvimento da região.


Assunto: Saída do projetoQuadrilátero Urbano para a Competitividade, a Inovação e a Internacionalização” pelo município de Guimarães

 

Destinatário: Presidente da Câmara Municipal de Guimarães

 

 

Senhora Presidente da Assembleia da República,

Excelência,

 
Considerando que:
 
1 – O Quadrilátero Urbano para a Competitividade, a Inovação e a Internacionalização é um projeto no âmbito da Associação de Municípios de Fins Específicos e um dos cinco projetos selecionados a nível nacional para implementar as "ações preparatórias" do programa "Política de Cidades Polis XXI" , co-financiado pela Administração Central.
2 – Integram este projeto os municípios de Braga, Guimarães, Barcelos e Famalicão, sendo que, na sessão pública de apresentação deste projeto, o Pró-Reitor da Universidade do Minho referiu expressamente que “temos quatro cidades que se podem afirmar no País e atrair investimentos para uma região onde vive um milhão de habitantes”, mais referindo que da concretização dos projetos a surgir neste quadrilátero está dependente o desenvolvimento da região.
3 – Sendo que, sempre foi convicção de todos os responsáveis e dirigentes do projeto que este seria crucial para o desenvolvimento da região.
4 – No entanto, a propósito de uma notícia publicada no Jornal de Notícias, relacionada com o quadrilátero, a Câmara de Guimarães propôs o abandono deste Município daquele projeto.
5 – Assim, foi emitido um comunicado pela autarquia, referindo que a decisão foi motivada pela “promiscuidade político-partidária nada inocente com que a notícia foi editada e apresentada ao público leitor”. Mais referindo o comunicado que “não servimos interesses espúrios que configuram um certo parasitismo político de todo inqualificável e que nenhum suposto lapso desculpa”, dando conta que está interessado no abandono do Quadrilátero Urbano “esperando apenas que, a bem da verdade, se assumam os que estão por detrás deste episódio a todos os títulos lamentável e que dele retirem todas as consequências”.
6 – Toda esta situação terá sido motivada pelo facto de ter existido um equívoco nas fotografias que ilustravam a notícia apresentada pelo jornal de notícias. Assim, ao lado dos representantes da Câmara de Braga, Famalicão e Barcelos, surge a fotografia do social-democrata vimaranense André Coelho Lima, em vez do vereador socialista César Machado, representante da Camara naquela estrutura, sendo certo que, do que se sabe, o Jornal em causa já informou os leitores do lapso.
 Assim:
 
Tendo em conta o disposto no artigo 156.º, alínea e) da Constituição, e as normas regimentais aplicáveis, nomeadamente o artigo 229.º do Regimento da Assembleia da República, cujo n.º 3 fixa em 30 dias o limite do prazo para resposta;
 
 
O Deputado do CDS-PP, abaixo-assinado, vem por este meio requerer ao Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, por intermédio de Vossa Excelência, nos termos e fundamentos que antecedem, a seguinte informação:
 
1 – Se entende ou não que a integração/permanência do Município de Guimarães no Projeto Quadrilátero Urbano foi sempre defendida por poder vir a trazer muitos benefícios para as populações do concelho e se houve qualquer alteração nessa posição.
2 – Se confirma que é intenção da Câmara Municipal de Guimarães abandonar o referido projeto. Sendo que, em caso afirmativo, quais foram as razões que motivaram a tomada de tal atitude.
3 – Se entende ou não que com tal postura podem ficar prejudicados os interesses das populações de Guimarães, serem dificultados os contratos de financiamento já em curso e impedir a realização de investimentos futuros no concelho.
 

Palácio de São Bento, 22 de fevereiro de 2013

Partilhar