Forma de não entupir o Hospital em Guimarães

Em Portugal está estudado e provado que cerca de 40% dos acessos aos serviços de urgência hospitalares não se justificam. A forma mais adequada dos cidadãos se aperceberem da necessidade de se deslocarem aos serviços de urgência hospitalares é através da utilização do serviço SAÚDE24, linha telefónica que “responde às necessidades manifestadas pelos cidadãos
O Centro Hospitalar do Alto Ave tem como missão prestar cuidados de saúde de qualidade à população da sua área de influência.
Para tal, informa também sobre a melhor forma de acesso aos cuidados de saúde da rede do Serviço Nacional de Saúde (SNS), a qual integra.

Em Portugal está estudado e provado que cerca de 40% dos acessos aos serviços de urgência hospitalares não se justificam.

No sentido de prestar os melhores cuidados de saúde, de forma atempada e de acordo com as expetativas dos utentes, os nossos Serviços de Urgência devem ser utilizados para casos urgentes, tendo em conta a sua diferenciação técnica.


A forma mais adequada dos cidadãos se aperceberem da necessidade de se deslocarem aos serviços de urgência hospitalares é através da utilização do serviço SAÚDE24, linha telefónica que “responde às necessidades manifestadas pelos cidadãos em matéria de saúde, contribuindo para ampliar e melhorar a acessibilidade aos serviços e racionalizar a utilização dos recursos existentes, através do encaminhamento dos utentes para as instituições integradas no Serviço Nacional de Saúde mais adequadas”.

Neste sentido, vimos pedir a sua colaboração na divulgação e aconselhamento da utilização deste serviço, por parte do órgão de comunicação que dirige.

Assim, pedimos colaboração para que, na medida do possível e da forma que entender mais conveniente, nos ajude a prestar este verdadeiro serviço público informativo às populações. Sugerindo, por exemplo, que de forma semelhante ao serviço informativo que prestam na vossa página de internet com informações sobre as “farmácias de serviço” ou a “meteorologia”, pudesse constar nessa mesma página o logótipo do Serviço SAÚDE24, da forma que achar conveniente.
Pretendemos que a população da nossa área de influência tenha o melhor encaminhamento, em conformidade com as suas necessidades de saúde.

 O Centro Hospitalar do Alto Ave

Partilhar