VALEU A PENA

Quinze anos depois da Assembleia da República ter votado na generalidade a criação do concelho de Vizela (com nove freguesias tendo duas, Santo Estêvão e Regilde, caído nos bastidores da AR), os vizelenses continuam a encontrar motivos para dizer que a independência da sua terra valeu a pena.



É um facto que nem tudo foi perfeito nestes 15 anos de independência, cometeram-se alguns erros, também é verdade, mas só erra quem faz alguma coisa e Vizela fez alguma coisa...que ninguém mais faria.

Os vizelenses hoje contam com vida própria, administração própria, cultura e história próprias. Tudo isto foi conseguido por uma luta que não olhou a classes, credos, partidarites ou fogos de artifício, mas tão só emanada na tenacidade de um Povo que saiu à rua farto de ser explorado e não quis mais que a sua terra definhasse a olhos vistos enquanto outras engordavam à sua custa.

Vizela tem há 15 anos, tem hoje e terá amanhã, motivos para dizer que a criação do concelho VALEU A PENA.

Estaria melhor este Município se a classe política que infestava a Assembleia da República na decada de 80, por alturas em que a CEE se preparava para distribuir rios de dinheiro pelos concelhos portugueses, correspondesse ao apelo dos vizelenses e logo aí criasse o concelho de Vizela. Não quis assim, optando antes pelas manobras obscuras dos corredores de S. Bento, situação da qual Vizela nunca foi ressarcida. Seria bom que o Município de Vizela pensasse se não era altura de remeter à AR a dívida que acarreta nesta altura como consequência desse atraso em erigir o que todos sabiam ser irreversível.

Vizela não vai deixar cair os braços apesar da letargia que parece ter anestesiado este País, isso nunca, nem irá sucumbir ao piar agoirento de alguns que gostariam ver este Concelho meter a marcha-atrás. O caminho de Vizela é para a frente.
E se um dia o Povo tiver de voltar a sair à rua é só a ligar a sereia de novo.
Parabéns Vizela e todas as freguesias que compõem este concelho aniversariante.
MMM




PROGRAMA

15.º Aniversário do Município de Vizela



Às 9.00h será celebrada a missa solene do aniversário do Concelho, na igreja de S. João.

A partir das 10.00h terá lugar a receção aos convidados no edifício do Município, sito na Rua Dr. Alfredo Pinto.

A manhã será ainda marcada pela sessão solene, que terá lugar na Casa do Park, pelas 11.00h, na qual será assinado o protocolo de geminação entre Vizela a Caldas de Reis.

                

Terça-feira, 19 de março

09.00h Missa solene na Igreja de S. João

10.00h Receção dos convidados na Sede do Município (Rua Dr. Alfredo Pinto)

11.00h Sessão solene na Casa do Park

15.00h Concerto do Grupo Amigos Ideais Um Mais Dois no Jardim Manuel Faria

Partilhar