Comunicado do BE de Guimarães

A Coordenadora da Concelhia do Bloco de Esquerda de Guimarães reuniu com a Associação de Moradores do bairro da Senhora da Conceição, para discutir e analisar a decisão do IHRU (Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana) de aumentar drasticamente as rendas das habitações às famílias que vivem no bairro. O Bloco de Esquerda ouviu as preocupações da associação de moradores relativas ao facto de IHRU não estar sensível a alterar as regra de cálculo das habitações assim como o prolongamento do prazo de faseamento das rendas.
O Bloco de Esquerda apoia a luta da associação de Moradores da Urbanização da Senhora da Conceição contra este aumento de rendas, que em alguns casos vão dos 7€ atuais para cerca de 400€. O Bloco de Esquerda que já apresentou uma alteração legislativa a esta lei, que foi rejeitada pela maioria PSD/CDS, irá continuar apoiar os moradores contra a política da Ministra Cristas, principal impulsionadora da aplicação desta lei injusta.
Para melhor compreender a realidade destes moradores e poder apresentar soluções a deputada do BE Helena Pinto irá no princípio do próximo mês fazer uma visita ao bairro e reunir com a Associação dos Moradores.