"Possível vingança no crime de Moreira de Cónegos"

Jornal de Notícias avança com a possíbilidade de ajuste de contas no homicídio de Moreira de Cónegos já que nada, segundo aquele jornal, foi roubado.
Funeral de Francisco Oliveira Lopes, de 78 anos, realiza-se hoje pelas 16 horas em Serzedelo-Guimarães. Empregada agredida no assalto continua internada.


Vingança no homicídio de "pistoleiro" por asfixia


"O homicídio de Francisco Lopes, asssassinado na casa onde residia, em Moreira de Cónegos,terá sido premeditado e por vingança. A hipótese de assalto já está praticamente descartada, pois nada foi roubado.

As razões da suposta vingança e a sua autoria não estão ainda totalmente apuradas, soube o JN, até porque as relações entre Francisco, de 78 anos, e a população não eram as melhores. E há ainda o facto de o idoso ter morto a tiro, a 11 de março de 1996, um jovem da freguesia, Hélder Marcelino, sem razão aparente.
 Na altura, o segundo disparo de Francisco acertou no olho esquerdo do jovem, causando-lhe morte imediata. A população apercebeu-se do sucedido e antes que o homicida tivesse tempo para escapar, foi cercado por dezenas de pessoas que só o largaram até chegar a GNR. E mesmo após a condenação, em 1997, houve quem quisesse fazer "justiça popular".  - escreve o JN

A edição de hoje deste jornal acrescenta mais dados a este homicídio.
Em 1996 o Notícias de Vizela acompanhou e publicou desenvolvida reportagem sobre o julgamento de Francisco Lopes com declarações dos pais do jovem Hélder Marcelino á saída do tribunal.
Francisco Lopes mostrou-se uma pessoa fria em todo o julgamento.
A mãe do jovem assasinado em 1996 revelou anteontem ao JN que não esquecia a morte e a forma como foi roubada a vida ao seu filho mas que lamentava e condevana também o homicídio de Francisco Lopes.

Partilhar