Câmara assinala Dia Internacional do Brincar

A Câmara Municipal de Vizela assinala o Dia Internacional do Brincar/Jogar, que se comemora no dia 28 de maio, com uma atividade na Feira do Livro. Trata-se de uma iniciativa que serve também para assinalar o Dia Mundial da Criança.

Partindo de um desafio lançado a nível nacional, pelo Instituto de Apoio à Criança (IAC), o concelho de Vizela participa na ação que tem por principal objetivo sensibilizar a população em geral para a importância do direito de brincar como fundamental para o desenvolvimento da criança e o seu modo de viver e de crescer. O lema da ação deste ano é “A Brincar e a Jogar ao Dia da Criança eu vou Chegar”.

Assim, no dia 28 de maio a partir das 14.30 esperam-lhe muitas surpresas! Participe no “filme” que preparamos para si!

O artigo 31º da Convenção sobre os Direitos da Criança das Nações Unidas afirma que Brincar é um direito. Deste modo, “o Dia Internacional do Brincar/Jogar é um dia para celebrar o Brincar, para lembrar que o Brincar é uma fonte inesgotável de prazer, alegria e aprendizagem, uma atividade fundamental para o desenvolvimento do ser humano, essencial para a saúde física e mental, e para construir uma sociedade melhor.” (IAC)

A ideia de assinalar o Dia Internacional do Brincar/Jogar (World Play Day) foi lançado na 8ª Conferência Internacional de Ludotecas em Tóquio, no ano de 1999, pela International Toy Library Association (ITLA), sendo que em 2001, numa reunião do Board da ITLA, em Florença, definiu-se a data 28 de Maio.

O Dia Internacional do Brincar/Jogar é comemorado em 25 países, entre os quais Portugal, tendo como princípio que brincar não tem idade, hora ou local. Assim, e na senda do que tem vindo a promover para desenvolvimento da qualidade de vida da população, a Câmara Municipal de Vizela associa-se ao movimento “A brincar e a jogar, ao Dia da Criança eu vou chegar”.

Partilhar