Comunicado da JS de Guimarães

Dia da Europa

A Juventude Socialista de Guimarães assinalou o dia da Europa, no passado dia 9 de Maio, com um debate interno subordinado ao tema “Federalismo ou ?”, Partindo da leitura do A Declaração Schuman de 9 de maio de 1950, o ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Robert Schuman, a 9 de maio de 1950, com vista à criação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA), a Juventude Socialista concluiu que os princípios fundamentais da União Europeia estão fortemente postos em causa pela divergência de interesses dos diferentes países que compõe a União. A solidariedade e a aproximação entre os povos estão postas em causa pela austeridade que é imposta aos países do Sul da Europa. Defensores do reforço da soberania Europeia, os Jovens Socialistas consideram que não é possível avançar para o federalismo sem que antes se refundem os princípios básicos que deram origem à União Europeia. Enquanto que um país ditar a política da União, em favor de interesses que são apenas seus e não de todos, dificilmente será possível federar os Estados que compõe a União Europeia.
Os jovens socialistas, europeístas e federalistas continuarão o debate interno com vista a fortalecer uma posição conjunta de todos os Partidos Socialistas europeus com vista ao aprofundamento dos poderes e da ação de uma União Europeia justa, solidária e que continue a defender o Modelo Social Europeu que tornou a instituição uma referência mundial.

Apresentação da Candidatura de Domingos Bragança

A Juventude Socialista de Guimarães esteve presente na apresentação do candidato socialista Domingos Bragança, à Câmara Municipal de Guimarães. Luís Soares líder da Juventude Socialista de Guimarães destacou a mensagem forte dirigida aos jovens, por Domingos Bragança, que apresentou como um dos seus objetivos centrais a construção de um futuro melhor para os jovens: “o investimento na educação das crianças e dos jovens do nosso Concelho, essencial para o desenvolvimento futuro. Domingos Bragança dirigiu-se aos jovens vimaranenses: “aos que aqui estão e a todos aqueles com quem espero contactar em breve, a todos os que vivem e trabalham em Guimarães, digo-lhes que iremos trabalhar para que possam aprofundar aqui as suas raízes, criando e desenvolvendo os seus projetos pessoais e profissionais. Podendo compreender que o façam, de mim não ouvirão incentivos para que emigrem. Todos devem ter lugar em Guimarães. Todos fazemos falta. Os que cá estão, os que queiram vir, os que queiram cá viver, investir e visitar.”

Partilhar