“Ler para aprender” e “Liga-te à Poesia” vencem

Os projetos “Ler para aprender” da Escola Básica e Secundária de Infias e o projeto “Liga-te à Poesia” da Escola Básica de Caldas de Vizela venceram a candidatura “Ideias com Mérito 2013”, promovida pela Rede de Bibliotecas Escolares.


Com o objetivo de incentivar o trabalho das bibliotecas escolares foi lançada, em 2005, a candidatura “Ideias com Mérito”, que visa selecionar e apoiar as experiências mais consistentes e divulgar as boas práticas daí resultantes.

“Ler para aprender” surgiu no âmbito da Rede de Bibliotecas de Vizela e abarca todas as turmas do 2º ano do concelho de Vizela. Tem como objetivos: contribuir para o desenvolvimento da compreensão leitora, em crianças do 2º ano de escolaridade, através da leitura e exploração de literatura infantil; sensibilizar os professores e demais atores educativos para a importância da promoção de leitura e escrita como forma de compreensão do mundo; construir um banco de recursos dos livros trabalhados para utilização em rede, com acesso através da internet.

“Liga-te à poesia” é um projeto que mobilizou todos os níveis de escolaridade do Agrupamento de Escolas de Vizela: as educadoras e crianças dos jardins de infância, os professores e alunos dos 3º e 4º anos, os professores de EA (Estudo Acompanhado) e AAE (Atividades de Apoio ao Estudo) da maioria das turmas do 2º e 3º ciclos, pais/encarregados de educação e alguns assistentes operacionais. Além deste envolvimento interno, o projeto estabeleceu pontes com vários parceiros: a Biblioteca Municipal Fundação Jorge Antunes, a Rádio Vizela, o RV Jornal e a Universidade Sénior.

Partilhar