"Coração Azul" volta à Escola


A Coração Azul voltou hoje a marcar presença na Escola Básica dos Enxertos para mais uma iniciativa dos alunos do 4º ano.


Esta escola, que tem demonstrado ter um grande Coração Azul, dinamizou uma sessão teatral sobre a temática dos animais e por isso mesmo estivemos presentes com muito orgulho. Em palco o 4ºF coordenado pela Professora Paula Oliveira e pelo professor João Filipe apresentou a história "Uma cadela amarela e vários amigos dela", incluída no projeto "A caminho da fantasia". Perante os alunos da EB dos Enxertos e do Jardim de Infância de S. João, os talentosos artistas souberam cativar o público e arrancar destes diversas gargalhadas. No final da peça, o momento que nos enche de orgulho e de plena realização pelo sucesso da associação. Perante várias dezenas de alunos, foi audível desde os mais pequeninos da JI de S. João, os Triquiteiros, até aos maiores, como o 4º F, o grito "coração azul" quando tomamos da palavra. É indiscriminável ver que a nossa mensagem tem tido uma penetração fantástica nesta comunidade escolar. Mas, o momento estava guardado. Isto porque de forma a ajudar a associação de apoio aos animais, os alunos do 4º ano entregaram um mealheiro com algumas economias que foram feitas durante as últimas semanas. Encheram o nosso Coração! Ao todo foram 53€, mas o que se tira daqui é este grande gesto, é esta enorme vontade dos meninos colocarem uma moedinha na caixinha e saberem que é para ajudar um animal abandonado. É difícil expressar a nossa alegria ao ver que a escola, por sua livre vontade, abraçou esta causa e presenteou-nos com este gesto. A Coração Azul fica desde já agradecida e sensibilizada com o gesto que nos concretiza e que faz acreditar que o mundo está mesmo a mudar.

Se este momento foi de emoção, a Coração Azul não quis sair sem deixar gravado o dia e para isso fez uma distinção à EB dos Enxertos, em particular aos meninos do 4º ano e à Professora Paula Oliveira que merece esse mesmo "P" grande no título académico.

A distinção surge no seguimento deste grupo de alunos ter feito e praticado diversas acções e demonstrado ter grandes valores na defesa dos animais. Por isso mesmo, lançamos o desafio, logo aceite, da criação da "1º Patrulha Coração Azul" na EB dos Enxertos. Paula Oliveira afirmou mesmo "assumimos esta responsabilidade com muito orgulho, o nosso coração também é azul, azul pelos amigos de quatro patas, juntem-se a nós!". E ver os meninos com aquele sorriso, com aquele ar de compromisso que irão ser a partir de agora uns “soldadinhos”, foi simplesmente incrível.

Porque acreditamos que estamos perante um grupo de jovens com grande sensibilidade social, nesta tenra idade, e por sabermos que levarão o momento nos seus corações é com grande satisfação que lhes atribuímos o título. Estes jovens serão e são um exemplo na comunidade e estamos seguros que o futuro passará por eles.

Um agradecimento à escola e aos professores, que projetam estes alunos para as causas da comunidade e interligam a teoria com a prática. Obrigado Enxertos, obrigado 4ºF e demais alunos, obrigado Paula Oliveira.

No final, este é o resultado, um enorme sorrido em todos! 1ª Patrulha estamos juntos!

Partilhar