"Suspeitas de corrupção na subida do Moreirense"

"A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) arquivou o caso, mas a PJ, por seu lado, concluiu que vários jogadores da Naval terão sido aliciados com subornos, para facilitarem a subida do Moreirense à Liga" - notícia da edição de hoje do JN.

Tanto a investigação da FPF como a da Polícia Judiciária (PJ) de Coimbra foram desencadeadas pela denúncia de dois jogadores da Naval 1.o de Maio que não se deixaram corromper. Enquanto a primeira não deu em nada, a da PJ resultou num relatório, concluído há cerca de um mês, que poderá levar o Ministério Público a acusar, por crimes de corrupção, vários dirigentes e jogadores de futebol.

A investigação visou ainda um terceiro clube, com o qual o Moreirense disputou uma das últimas jornadas da 2.ª Liga. Duas fontes policiais garantiram, ao JN, que não se trata do Penafiel, como noticiou ontem um jornal.

(Notícia mais desenvolvida edição em papel)
NELSON MORAIS COM DELFIM MACHADO

---------
JORNAL RECORD

Moreirense sob suspeita de corrupção desportiva

DIAP DE COIMBRA INVESTIGA

O DIAP de Coimbra está prestes a concluir uma investigação com um ano que pode causar sérios problemas ao Moreirense. O caso tem um ano e teve origem numa queixa da Naval 1.º de Maio sobre o aliciamento de alguns dos seus jogadores por parte do emblema de Moreira de Cónegos no final da época passada.
O caso, curiosamente, foi arquivado há pouco mais de uma semana pelo Conselho de Disciplina da FPF mas continua a correr na esfera da justiça civil. O processo está sustentado por escutas telefónicas e também por averiguações que apontam para uma situação que pode prefigurar o crime de corrupção desportiva.
Contactámos o clube de Moreira de Cónegos mas os seus responsáveis não quiseram reagir. Alguns jogadores, treinadores e dirigentes já foram ouvidos num caso que em princípio não envolve apenas jogadores da Naval. Jornal RECORD

-----------------------

site maisfutebol

MOREIRENSE NEGA

Moreirense nega corrupção e quer ajudar a Justiça

Naval queixa-se de aliciamento de alguns dos seus jogadores pelo clube de Moreira de Cónegos. DIAP está a investigar

Após a notícia de que o DIAP de Coimbra está prestes a concluir uma investigação que teve origem numa queixa da Naval 1.º de Maio sobre o aliciamento de alguns dos seus jogadores por parte do Moreirense no final da época passada, o clube de Moreira de Cónegos emitiu um comunicado em que nega qualquer ilegalidade.

Na base está o jogo entre ambas as equipas, a 29 de abril de 2012, que terminou com triunfo do Moreirense por 2-1. O caso foi arquivado há pouco mais de uma semana pelo Conselho de Disciplina da FPF mas continua a correr na Justiça no âmbito de uma investigação sobre corrupção desportiva.

O Moreirense garante ainda que está «disponível para ajudar a Justiça no apuramento dos factos».

Leia o comunicado do Moreirense emitido esta sexta-feira ao início da noite:

«Face às notícias hoje vindas a público, mais concretamente à investigação levada a cabo pelo DIAP de Coimbra, cumpre ao Moreirense Futebol Clube esclarecer todos os seus associados e simpatizantes que, no que diz respeito ao clube e aos seus dirigentes, não pode ser imputado qualquer tipo de comportamento que não seja consentâneo com os princípios que regem a honra e dignidade das pessoas de bem.

O passado do Moreirense Futebol Clube - bem como dos responsáveis que nas quase oito décadas de existência do clube o lideraram - é inatacável e de uma absoluta transparência, rigor e fair-play.

O Moreirense Futebol Clube sempre primou pela verdade desportiva e está, como é seu timbre, disponível para ajudar a Justiça no apuramento dos factos».


Partilhar