Orquestra Urbana no Largo da Oliveira

Dia 6 de julho haverá notas musicais soltas pela cidade de Guimarães.



Pequenos concertos, avulsos, começam em casas particulares, lojas, bares e cafés, mas é no Largo da Oliveira que esta multidão de pessoas sons vai desaguar. Aqui, cada naipe da orquestra, formada por centenas de pessoas, ocupará tanto a praça como as varandas das casas.

A Operação:Oliveira é o penúltimo momento do Festival do Norte, iniciativa promovida pela Turismo do Porto e Norte de Portugal, E.R.. Depois de Valongo e Santa Maria da Feira, o Festival do Norte passa ainda por mais duas cidades: Guimarães a 6 de julho e Espinho a 13 de julho.

O espetáculo de dia 6 de julho, integrado na programação da Noite Branca de Guimarães, tem por base as raízes musicais de Guimarães e a performance envolve profissionais e amadores, o público e a orquestra (composta por amadores, vimaranenses com as suas caixas e bombos das Festas Nicolinas e músicos profissionais - quinze músicos de Guimarães serão líderes de naipe).

A direção da orquestra está a cargo de Tim Steiner, compositor e maestro especializado em criação e performance colaborativa. Tem dirigido centenas de projetos criativos em toda a Europa, em todos os contextos musicais e sociais. Compôs e dirigiu a abertura dos Special Olympics de 2009 e a Operação Big Bang para Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura. Desenvolve, no momento, projetos na Casa Da Musica e na Guildhall School of Music and Drama em Londres.

CALENDÁRIO:

Concertos Disseminados: 6 de julho, 20:45 - Cineclube de Guimarães (Lrg. da Misericórdia, nº 19, 2º), Histórico-Papaboa (R. de Valdonas, nº 4), Café Milenário (Larg do Toural), Museu Alberto Sampaio (R. de Alfredo Guimarães), Casa D. Felicidade (Lrg. da Oliveira, nº 19), Casa Amarela (R. de Donães, nº 16), Loja Oficina (R. D. Maria II, nº 126), Arte & Gula (Lrg. Cónego José Maria Gomes, nº 39).

Concerto Final: 6 de julho, 21:30, Praça da Oliveira



Programa completo do Festival do Norte em http://www.festivaldonorte.pt/

Partilhar