Tagilde com nova área de lazer


No passado sábado, realizou-se em Tagilde a inauguração da requalificação da Rua de S. Gonçalo e do Parque de Lazer de S. Gonçalo.


No local estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Vizela e seu Executivo, e vários autarcas do Concelho de Vizela.
A população Tagildense aderiu em massa ao convite lançado pela Presidente de Junta de Freguesia de Tagilde, sendo muitos os populares que participaram neste evento.

Esta cerimónia teve início no Cruzeiro de S. Gonçalo, seguindo-se uma caminhada até ao Largo da Arriconha, local onde nasceu S. Gonçalo, sendo aí descerrada a placa de inauguração desta requalificação.
Posteriormente caminhou-se até ao novo Parque de Lazer de S. Gonçalo, onde decorreu a cerimónia de bênção presidida pelo Sr. Padre Cândido Magalhães.

A Presidente da Junta da Freguesia de Tagilde agradeceu a todos quantos contribuíram para que esta obra fosse uma realidade, relembrando que esta grande obra é o resultado de um grande esforço financeiro, quer por parte da Junta de Freguesia de Tagilde, quer por parte da Câmara Municipal de Vizela.

Acrescentou ainda, que este é um sonho Tagildense tornado realidade, uma obra que vem enriquecer Tagilde e a região de Vizela e valorizar as suas raízes histórico-culturais. Disse ainda, que nas próximas semanas, a Freguesia de Tagilde irá contar ainda com mais investimento por parte da Câmara Municipal de Vizela, nomeadamente a requalificação e alargamento da Rua Central e das Portelas, bem como o grande alargamento e construção do muro da Rua da Água Nova, na zona da Igreja Paroquial.

Paula Lima, fez questão de realçar que convidou todos os Tagildenses, para que estes possam ver e sentir orgulho da obra que marca o progresso e que muito vem dignificar e enaltecer os locais históricos de Tagilde. Referiu ainda que, este momento marca um novo ciclo de desenvolvimento, para a Freguesia.

O Presidente da Câmara Municipal de Vizela, Dinis Costa, usou da palavra para dizer que mais uma promessa está cumprida e para enaltecer o trabalho realizado pela Presidente de Junta, Paula Lima. Referiu também, a importância desta obra, que só vem valorizar a Freguesia de Tagilde, freguesia tão importante no panorama histórico-cultural do Concelho, de Portugal e do Mundo, uma vez que foi palco do Tratado de Tagilde.

Seguiu-se uma visita guiada ao Parque de Lazer de S. Gonçalo com uma área aproximada de 6000 m2, e que conta com um parque infantil, um parque de merendas, um circuito pedonal, uma zona para jogar chincalhão, e um circuito de manutenção desportivo, com diversas estações de módulos para realizar exercício físico. As pessoas puderam observar a requalificação da Fonte e do Penedo de S. Gonçalo.
No final houve um animado convívio entre todos os presentes, que puderam saborear o delicioso porco no espeto oferecido pela Junta de Freguesia de Tagilde.

A Presidente da Junta de Tagilde fez questão de associar este evento ao Dia Mundial da Criança. Assim sendo, no Parque de Lazer de S. Gonçalo para além das crianças se divertirem no Parque Infantil, houve brindes e animação para todos.

Partilhar