Bombeiros de Vizela combateram incêndio em fábrica


NOTÍCIA JORNAL NOTÍCIAS


Um incêndio de grandes dimensões deflagrou cerca das 23.15 horas desta segunda-feira numa fábrica têxtil em Santiago de Candoso, Guimarães. O fogo foi dominado ao fim de algumas horas e ficou circunscrito à zona da secretaria da fábrica.

De acordo com informações reveladas já esta terça-feira de madrugada pelo comandante dos Bombeiros de Guimarães, Bento Marques, "o incêndio está dominado e circunscrito à parte da secretaria".

A parte consumida pelas chamas foi a da tecelagem, onde estavam os teares artesanais. Ao que o JN apurou, foi num daqueles teares que terá começado o incêndio que alastrou para a zona das embalagens e foi travado pelos bombeiros quando estava perto da oficina fabril.

foto Delfim Machado/JN
Incêndio destruiu tecelagem de Guimarães


A fábrica Leite & Oliveira já teve 50 trabalhadores mas agora emprega pouco mais de 10. Nenhum deles se encontrava na fábrica quando se deu o acidente, e foram os cães de Manuel Lopes, idoso cuja casa chegou a estar ameaçada, que ladraram e avisaram o dono.

"Os cães estavam a ladrar então eu levantei-me, porque já estava na cama com a minha esposa, e fui ver o que se passava", disse, ao JN, Manuel Lopes. A casa onde o idoso mora com a mulher não chegou a ter o fogo perto, mas foi uma das preocupações dos 49 bombeiros das corporações de Guimarães, Taipas, Fafe e Vizela.

Estiveram, no local, 12 viaturas, numa operação que dominou o incêndio em cerca de uma hora. "Dada a quantidade de material combustível e o facto do teto ser frágil, pode-se dizer que estes homens foram bem formados e fizeram um trabalho de excelência", completou Bento Marques. Os bombeiros vão-se manter no local "por mais umas horas" até ao fim dos trabalhos.

Partilhar