II Divisão terá 80 equipas e 1291 jogos

Quadro competitivo que a FPF pretende pôr em prática poderá originar que um clube participante (como o FC Vizela) defronte a mesma equipa quatro vezes na mesma época.


Deverão ser criadas 8 séries.
Prevê-se que cada série contemple 10 equipas.
As duas primeiras classificadas de cada série vão disputar a subida à Liga de Honra.
As oito que sobram voltam a jogar entre si para discutir a permanência e a descida de divisão ao "Pró Nacional".

ADVERSÁRIOS DO VIZELA
- Vitória de Guimarães B
- Felgueiras
- Tirsense
- Varzim
- Ribeirão
- Famalicão
- Joane
- Oliveirense
- Fafe


O comunicado da FPF revela:

A época de 2013/2014 ficará historicamente assinalada no mapas das competições futebolísticas portuguesas com a introdução de um novo modelo de Campeonato Nacional da II Divisão, que se estabelecerá como a grande referência competitiva a nível nacional para o futebol não-profissional. A III Divisão será extinta, exponenciando desta forma a importância dos campeonatos distritais e regionais.

Pretende a FPF, com esta medida, promover maior identificação dos clubes com a sua região, por um lado, e por outro diminuir os custos de organização das provas através de deslocações mais curtas. Há igualmente que ter em atenção, do lado da receita, a possibilidade de aumento do movimento de bilheteira, motivada pela já referida proximidade e pelas rivalidades que lhe são inerentes.

Na próxima época, 39 clubes da atual II Divisão, 19 da atual III Divisão, 19 dos campeonatos distritais e três que descem da Segunda Liga vão compor o quadro de 80 equipas participantes nesta nova prova.

Com o novo modelo passará a haver 1291 jogos/época - sem prejuízo da competitividade, da acessibilidade das provas e das possibilidades de ascensão ao nível dos campeonatos profissionais».

Prevê-se que cada série contemple 10 equipas.
As duas primeiras classificadas de cada série vão disputar a subida à Liga de honra.
As oito que sobram voltam a jogar entre si para discutir a permanência e a descida de divisão ao "Pró Nacional".

Partilhar