Autarquia evocou data do 5 de Agosto de 82

A Câmara Municipal homenageou esta manhã os elementos do Movimento “A Pesada”, lembrando a data do 5 de agosto de 1982, uma data simbólica da luta do povo de Vizela pela sua autonomia.


Na cerimónia estiveram presentes vários elementos do Movimento “A Pesada”, entre os quais José Manuel Couto, José Manuel Couto, José Maria Ferreira, António Carlos Teixeira e Cândido Oliveira. Estiveram também presentes Manuel Campelos, do Movimento pela Renovação do Concelho de Vizela, e os Vereadores da Câmara Municipal, Victor Hugo Salgado e Dora Gaspar.


O Vereador Victor Hugo Salgado, em representação do Sr. Presidente da Câmara, ofereceu ao Movimento “A Pesada” uma lembrança da sua luta pela criação do Concelho de Vizela.
Foi reforçada a vontade da Câmara em construir uma casa dedicada à Luta de Vizela, no edifício que serviu durante muitos anos de quartel da GNR de Vizela na rua Joaquim Pinto.

Esta cerimónia marcou as comemorações do “5 de Agosto de 1982”, que este ano assinala 31 anos.

De lembrar que, no ano passado, nas comemorações dos 30 anos do ‘5 de Agosto de 82’, a Câmara Municipal inaugurou a “Alameda Ribeirinha 5 de Agosto de 82”, uma das principais artérias do Concelho, situada na Marginal Ribeirinha, com o objetivo de homenagear os homens e mulheres que encabeçaram esta batalha que marcou o início de outras tantas lutas, travadas em nome de um ideário chamado CONCELHO DE VIZELA.

HOMENAGENS PÓSTUMAS

O Grupo A Pesada (ou o que dele resta) depositou flores nas sepulturas de Silvíno Teixeira, Vieira da Lage, Quim Tarola e Manuel Leão, lutadores de rua pela criação do concelho de Vizela.



Partilhar