Dulce madrinha de maratona

Dulce Félix é a madrinha da primeira Meia-Maratona de Guimarães, dia 22 de setemrbo



Realização no coração da cidade berço da nação vale à prova integração no Circuito Mundial de Meias-Maratonas em Patrimónios Mundiais


A primeira edição da Meia-Maratona de Guimarães – Corrida dos Conquistadores acontece já este domingo, 22 de setembro, às 10h30. Esta é considerada a prova rainha da programação da Cidade Europeia do Desporto à qual foi já atribuído o título de Running Wonders – Circuito Mundial de Meias Maratonas em Patrimónios Mundiais, pela sua realização no coração da cidade berço da nacionalidade, classificado como Património Mundial da UNESCO.


A vimaranense Dulce Félix – uma das mais prestigiadas atletas mundiais da atualidade, campeã da Europa em 2009 e 2012, e atual recordista da distância de meia maratona em Portugal – é a madrinha da corrida de 21 quilómetros, que parte do Espaço Guimarães e termina na Alameda Alfredo Pimenta. As inscrições realizam-se em http://www.meiamaratonadeguimaraes.pt e têm o custo de 10 euros. Estão abertas até 21 de Setembro de 2013 ou em data anterior logo que se atinjam os 10.000 inscritos.



Os vencedores absolutos, seniores masculinos e femininos, da Meia-Maratona de Guimarães recebem a Grande Espada do Conquistador, réplica da espada de D. Afonso Henriques. Trata-se de um prémio de prestígio que irá marcar a luta pela vitória. Os restantes atletas da Meia-Maratona recebem medalha de participação.



A prova de atletismo de 21 quilómetros agrega uma caminhada de seis quilómetros, cujo percurso também começa no Espaço Guimarães e termina na Alameda Alfredo Pimenta. Trata-se da VII Caminhada Solidária da APCG – Associação de Paralisia Cerebral de Guimarães, iniciativa que conta com apoio de organização da Tempo Livre e de Guimarães 2013. Ao efectuar a inscrição, os participantes estão a contribuir com um donativo para a APCG.



Várias ações paralelas à corrida

Ainda no âmbito da prova, ocorrem outras ações de relevo para a prática da corrida. Nos dias 20, 21 e 22 de setembro acontece o RunShow, a primeira Feira de Corrida de Estrada e Montanha, uma mostra de corridas nacionais que permitirá que os milhares de atletas esperados em Guimarães possam conhecer a oferta nacional e também de outros países, podendo planear as suas participações ao longo do ano.



Já na véspera da meia maratona, sábado, 21 de setembro, decorre no Espaço Guimarães uma conferência ibérica dedicada ao tema “Correr: Riscos e Benefícios” e que conta com a participação de reconhecidos especialistas portugueses e espanhóis da área da medicina desportiva. Numa época em que correr significa muito mais que uma moda passageira, registando-se uma crescente tendência nacional e global para esta prática, importa alertar para os riscos que podem advir de uma prática incorreta ou abusiva, assim como destacar pormenores passíveis de aumentar os níveis de performance individual. A inscrição é gratuita.



Ainda no domingo, acontece na cidade berço o Grande Prémio de Atletismo do Cano. A partir das 9h30, na Alameda Dr. Alfredo Pimenta, o Grupo Desportivo Unidos do Cano reedita uma prova que foi referência nacional nos anos 70/80. Dirigida a todos os escalões de formação, está prevista a participação de 400 atletas provenientes de diversos clubes de todo o país.



Condicionamentos de trânsito:



- No decurso da Meia-Maratona, com início previsto para as 10h30 e duração prevista de 2h30, será proibido o trânsito, ao longo do seu percurso;

- Simultaneamente, com início previsto para as 10h30 e duração prevista de 2h30, decorre a Caminhada Solidária APCG e será proibido o trânsito ao longo do seu percurso;

- O trânsito na Rua 25 de Abril, freguesia de Silvares, entre a rotunda poente (acesso inferior ao centro comercial) e a rotunda com a Rua da Gandra (EM583) será proibido a partir das 9h45, no troço remanescente, até à rotunda de acesso à autoestrada;

- O Grande Prémio de Atletismo do Cano decorre entre as 9h30 e as 11h30, com partida e chegada na Alameda Dr. Alfredo Pimenta;

- Decorrente dos trabalhos de desmontagem, será ainda proibido o trânsito e estacionamento na Alameda Dr. Alfredo Pimenta, no domingo, 22 de Setembro, entre as 00h00 e as 16h00;

- Os condicionamentos podem ainda ser aplicados aos arruamentos de e para o percurso dos dois eventos;

- Decorrente dos condicionamentos atrás referidos, será suspenso o serviço de Transportes Urbanos de Guimarães, no período das 10h30 às 13h00.



Guimarães assume em 2013 o título de Cidade Europeia do Desporto. Ao longo de 12 meses, propõe-se impulsionar mais de uma centena de eventos, estudos e programas, com vista a alterar o paradigma do desporto na cidade e inspirar outros municípios portugueses e europeus a seguirem o mesmo caminho. Prevê-se a participação de cerca de 20 mil atletas, mais de seis mil horas de voluntariado e 50 modalidades desportivas diferentes. A programação da iniciativa – reconhecida pelo Governo português como sendo de interesse público – divide-se em cinco áreas: “Investigação e Conhecimento”, “Eventos Desportivos”, “Formação e Qualificação”, “Desporto e Cultura” e “Desporto para Todos”.

Partilhar