Padre Augusto de Lustosa vai hoje a sepultar

A cerimónia fúnebre será presidida pelo bispo D. João Lavrador.
Faleceu o Rev. Padre Augusto Teixeira de Sousa, antigo Pároco de Lustosa (Lousada), informa a Diocese do Porto.
O funeral deste sacerdote que também paroquiou em Vilarinho-Santo Tirso, decorre hoje, dia 11 de Setembro, às 18h, na Igreja Paroquial de Lustosa. A cerimónia será presidida pelo bispo D. João Lavrador.

Bispo preside à missa de corpo presente do Padre Augusto


PADRE AUGUSTO UM SACERDOTE EMPREENDEDOR

(notícia de arquivo da CM Lousada)

Na passada quarta-feira, foram assinados contratos de co-financiamento para a construção e ampliação de 27 novas creches na região norte, no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte, O.N.2.

O Centro Social e Paroquial de Lustosa foi uma das entidades seleccionadas com um projecto que ascende aos 648 mil euros, financiado em 420 mil euros, que prevê o alargamento do número de salas destinadas a creche.

No final da obra, a concretizar até ao final do ano, a instituição vai dispor de nove salas destinadas ao funcionamento da creche, duplicando assim a actual oferta.

Para o Presidente da Direcção do CSPL, Padre Augusto Sousa, “este projecto vai aumentar a nossa capacidade de resposta face às constantes solicitações que vão surgindo por parte da população da freguesia, mas também de outras localidades limítrofes”.



CM Lousada





Cerca de 160 crianças frequentam esta instituição de solidariedade particular nas várias valências disponibilizadas. A creche contabiliza 42 crianças, divididas entre o berçário e as salas destinadas aos mais pequeninos até dois anos de idade. A lista de espera existente é significativa e cerca de 14 crianças até aos dois anos de idade aguardam o ingresso.

O Centro disponibiliza ainda o ensino pré-escolar, prolongamento de horário e ateliê de tempos livres, onde 119 crianças estão diariamente.

A intervenção vai efectuada no edifício mais antigo, designado também por casa-mãe da instituição. A remodelação e transformação do edifício onde estão a funcionar a creche e as salas do pré-escolar, vai passar a ser destinado unicamente à creche.

De acordo com o Presidente da Direcção “a creche passa a contar, após a conclusão das obras, com capacidade para 99 crianças, sendo uma resposta às inúmeras solicitações que temos tido por parte da população”.

O facto de o CSPL e da Junta de Freguesia serem parceiros da Rede Social de Lousada permitiu que houvesse conhecimento desta medida destinada a equipamentos sociais estruturantes na região do norte, através do Programa Operacional Regional do Norte.

Nas palavras do representante da Direcção do CSPL o apoio da autarquia foi também importante, nomadamente no que concerne à preparação da candidatura.

A criação de mais lugares na creche alia-se também à expectativa de mais postos de trabalho, que regista 30 funcionários.
A terceira idade e as pessoas carenciadas são também apoiadas com 40 utentes que diariamente recebem refeições, apoio na higiene pessoal, limpeza da casa tratamento de roupas. Nesse sentido estão também a ser concluídas infra-estruturas no espaço do CSPL para funcionar com garagem e lavandaria.


Partilhar