Comunicado do Futebol Clube de Vizela

Os Órgãos Sociais do Futebol Clube de Vizela, reunidos em plenário extraordinário em 09 de Setembro de 2013, pelo presente comunicado, vêm chamar a atenção de todos os seus associados, simpatizantes e Vizelenses em geral para o seguinte:


1- Como é do conhecimento geral, na respectiva reunião, que teve lugar no passado dia 05 de Setembro do ano corrente de 2013, a CMV apresentou uma proposta que, para além do mais, previa a celebração de um contrato de publicidade, no valor de € 25.000,00 (vinte e cinco mil euros), através do qual todo o concelho de Vizela seria publicitado a nível nacional, com a inscrição do nome de Vizela nas briosas e honradas camisolas dos nossos jovens que integram as equipas de Iniciados, Juvenis e Juniores que, como também é público e notório, se encontram a competir na 1ª Divisão dos respetivos campeonatos nacionais.

2- Proposta que, no entanto, por razões que, por injustificadas, nos custam a compreender e, por injustas, menos ainda, nos recusamos aceitar, acabou por ser rejeitada com os votos dos Senhores vereadores da Coligação por Vizela, neste caso, surpreendente e inesperadamente, reforçados com a posição assumida por um Senhor Vereador, eleito pelo partido que lidera o executivo camarário.

3- Na verdade, é necessário reafirmar, para que todos saibam que, nos últimos três anos, o FCV viu sistematicamente reduzido o apoio da Câmara Municipal de Vizela.

4- Daí que, na actualidade, era, como é, de extrema importância para o FCV a urgente obtenção do apoio financeiro que resultaria da proposta que, como acima se referiu, foi injustificadamente rejeitada.

5- Facto, aliás, que, por demais notório, era do perfeito conhecimento de quem impediu a aprovação da proposta em causa.

6- Sem querer colocar em causa o direito exercido pelos identificados responsáveis pela rejeição da proposta - ainda que não aceitemos as razões invocadas para tal - entendem os Órgãos Sociais do FCV que, atenta a premente necessidade do apoio que dela resultaria, aqueles poderiam e deveriam ter aprovado a proposta e, posteriormente, em coerência com os princípios que alegaram defender, apresentado uma outra proposta que contemplasse todos os clubes desportivos.

7- Comportamento que, como deveria e seria expectável, evitaria prejudicar e, uma vez mais, colocar em sério e grave risco este clube histórico que, como se sabe, está a escassos meses de completar 75 anos de idade, ao longo dos quais sempre soube honrar Vizela e as suas gentes e, sobretudo, se dedicou ao desenvolvimento físico e intelectual dos seus jovens praticantes de desporto.

8- Mas que, por vicissitudes várias, agravadas com posição que resultou de uma luta político partidária - a que o FCV é alheio, mas que, obviamente lamenta - e que veio a culminar na rejeição da outorga do contrato de publicidade acima referido que, por sua vez, determinou que a partir de agora, o clube passe a ter como seu primordial objetivo lutar pela própria sobrevivência.

9- Tanto mais que, como reiteradamente têm dado provas, na gestão dos destinos do FCV, os actuais Órgãos Sociais sempre se afastaram das querelas político partidárias e, apenas, se têm limitado a defender as cores Azul e Branco que integram o símbolo e a bandeira deste grandioso e histórico clube.

10- Porém, não podem os mesmos Órgãos Sociais do FCV deixar de alertar para o facto de que não são imunes a atitudes como a que resultou da rejeição da celebração do contrato em causa que, seguramente, desanimam e desmotivam os seus elementos ao ponto de inclusivamente, questionarem a sua continuidade à frente do Clube.

11- O que, ninguém duvide, caso as identificadas forças de bloqueio não arrepiem rapidamente caminho, poderá acontecer a muito curto prazo.

12- Finalmente, apelamos ao bom senso de todos para que, ainda, seja possível evitar que centenas de jovens praticantes se vejam, injustamente, privados da prática do desporto que amam e que os ajuda a crescer como seres humanos credores do maior respeito de todos, pessoas ou instituições.

VIVA O FUTEBOL CLUBE DE VIZELA!
Os Órgãos Sociais

Partilhar