Amnistia Internacional premeia Direitos Humanos no Colégio Vizela

Alunos e professores do Colégio Vizela viram esta semana o seu esforço reconhecido na realização do projeto Free2Choose – concurso nacional relativo ao projeto de educação para os direitos humanos. O 2º lugar da categoria do ensino básico foi para o Colégio Vizela.

Dr. João Monteiro, diretor do Colégio de Vizela

Free2Choose é um projeto criado pela Anne Frank House (Holanda) em colaboração com parceiros em 11 países Europeus. Inclui esta iniciativa um conjunto de atividades que levam os alunos a evidenciarem que, por vezes, liberdades e direitos podem colidir uns com os outros. O alunos são, então, desafiados a refletirem sobre estes dilemas e a tomar uma posição.
Para ir mais longe na implementação do projeto em Portugal, a Amnistia Internacional e a Associação Internacional Intercultural Projects and Research desafiaram os alunos de diferentes níveis de ensino a elaborarem os seus próprios projetos, apresentando dilemas vivenciados nas suas próprias comunidades e que integraram o 1ºconcurso Nacional Free2Choose (Portugal). http://www.amnistia-internacional.pt.
Para nós, Colégio Vizela, iniciativas e projetos como este constituem mais uma oportunidade de se poderem desenvolver novas ferramentas educativas para que os Direitos Humanos possam ser apresentados, discutidos e interiorizados pelos nossos jovens.
A escola do século XXI não pode limitar-se a transmitir conhecimento. Tem o dever de desenvolver nos nossos jovens valores de humanismo e justiça social. Estes, acreditamos, contribuirão substancialmente para a prática de uma cidadania crítica e interventiva, na construção de um mundo melhor para todos.

Partilhar