EDUARDO GUIMARÃES: "Não me recandidato"

No próximo dia 1 de janeiro o Futebol Clube de Vizela celebra 75 anos de idade. Uma data coincidente com o final de mandato da direção presidida por Eduardo Guimarães, dirigente que cumpre o seu primeiro mandato no cargo depois de ter assumido a liderança duma comissão administrativa. Nesta entrevista, o atual presidente do FCV, anuncia que não se recandidatará ao cargo.




ddV - Que balanço faz do atual momento do FCV?
EDUARDO GUIMARÃES - O FC Vizela vive um momento importante da sua história que é a Plano de Recuperação do clube que, por sinal, a sua decisão irá coincidir com os seus 75 anos.

- Está prestes a terminar o mandato (Dezembro). Já decidiu se se vai recandidatar?
Eduardo Guimarães com Júlio Mendes, presidente do Vitória
Não me vou recandidatar. Espero que apareçam vizelenses dispostos a ajudar o nosso clube. Em Vizela, existem pessoas importantes com capacidade para dirigirem os destinos do clube.

- Em 1 de janeiro o clube comemora as bodas de diamante. Há algum programa específico para comemorar esta data?
Neste momento, ainda não está terminado o programa comemorativo. Brevemente, será divulgado.

- Qual era a melhor prenda que o clube poderia receber?
A melhor prenda seria a aprovação, por parte dos credores, do Plano de Recuperação e a ajuda de todos os vizelenses de modo que sentissem orgulho do nosso clube. Passámos um período em que parecia que os vizelenses tinham vergonha do FC Vizela. É altura de se orgulharem de um clube com 75 anos de história

- Como define a carreira da equipa principal?
Tem sido uma carreira normal. Encontra-se a meio da tabela.

- Quais são os objetivos?
- O objetivo é assegurar a manutenção mas espreitando sempre os lugares cimeiros da tabela classificativa.

- Quais são os pontos fortes e fracos da equipa?
Todas as equipas têm pontos fortes e fracos mas não os vou divulgar porque estamos em competição e não seria oportuno fazê-lo.

- E do campeonato?
- Este campeonato foi moldado à situação de crise que vivemos.

- Esta divisão é aquela que se coaduna mais com o patamar do clube ou devia disputar outro escalão?
Todos os clubes pretendem estar o mais alto possível nos campeonatos existentes mas, neste momento, o clube não tem capacidade económico-financeira para estar na Liga de Honra.

- As dificuldades financeiras de que se fala são graves ou ultrapassáveis?
- Se o Plano de Recuperação for aprovado pelos credores, o clube tem capacidade para ser se tornar viável e com um futuro risonho, uma vez que reduziu drasticamente as suas despesas.

- O Vizela, como todos os clubes, gasta mais do que ganha, como é possível sobreviver assim?
- Hoje em dia, o FC Vizela não gasta mais do o que ganha. Tem de ganhar mais do que o gasta para pagar as dívidas do passado. Com o Plano de Recuperação, esperamos prazos mais alargados para pagar essas dívidas.

- Como define o trabalho do departamento juvenil?
- O trabalho do departamento juvenil é excelente. A formação é a menina dos olhos do clube. Nesta época, tem todos os escalões a disputar a 1ª Divisão do Campeonato Nacional. São apenas 16 os clubes nacionais nestas condições, o que demonstra a forma como se trabalha a formação no nosso clube.


- Neste período em que assumiu o cargo de presidente teve mais desilusões ou mais alegrias?
- Neste período de três anos, houve momentos de desilusão e de alegria mas o importante seria, por um lado, conseguir levar o FC Vizela aos 75 anos e, por outro deixar o clube viável para continuar a formar homens e atletas.

Partilhar