Lendas do hóquei em duelo ibérico

“Hóquei Patins Fest” promove ainda III Torneio Internacional do CART. Prova é disputada pela formação anfitriã, SL Benfica, HC Braga e Igualada




Este fim de semana é possível voltar a ver em cena algumas das maiores lendas vivas do hóquei patinado português e espanhol. Guimarães Cidade Europeia do Desporto 2013 promove a realização de um encontro de veteranos que coloca frente a frente as duas maiores potências da modalidade. Tó Neves, Cristiano Pereira, Vítor Hugo, Vítor Bruno e Paulo Alves, Toni Rovira, Salarich, Joan Enrique Torner e Garriga são alguns dos atletas que voltam a vestir a camisola das respetivas seleções, reeditando as inúmeras e sempre frenéticas finais de outrora. A equipa das quinas é orientada por Franklim Pais, enquanto que a “armada espanhola” é comandada por Andre Caramés. O desafio tem lugar no Pavilhão do CART, em Guimarães, a partir das 19h15.



O Portugal-Espanha é apenas um dos muitos eventos que integram o “Hóquei Patins Fest”, uma iniciativa que congrega um vasto conjunto de atividades onde o hóquei em patins é a modalidade rainha e no qual também se insere o III Torneio Internacional do CART. A formação taipense é a anfitriã do quadrangular que conta, também, com a participação do SL Benfica, HC Braga e dos espanhóis do Igualada. O torneio arranca no sábado, a partir das 17h30, com o encontro entre o HC Braga e o Igualada. Às 21h00, a equipa da casa e o campeão europeu em título lutam pela segunda vaga da final que se realiza no domingo à tarde, pelas 17h30.



Tertúlia “A realidade do hóquei em patins em Portugal”

O “Hóquei Patins Fest” reserva lugar, também, para uma discussão sobre o atual momento que a modalidade vive no nosso país. “A realidade do hóquei em patins em Portugal” é o tema da tertúlia que, a partir das 14h30 de domingo, reúne no Pavilhão CART, Amadeu Portilha, presidente da Comissão Executiva de Guimarães 2013, Cristiano Pereira e Joan Torner, atleta das seleções portuguesa e espanhola de lendas, respetivamente, para um debate em torno de uma modalidade com 75 anos de história em Portugal e que, atualmente, contabiliza duas centenas e meia de clubes e 10 mil praticantes.



Do programa do “Hóquei Patins Fest” fazem parte também a realização de torneios infantis e escolares (sábado de manhã) e jogos regionais para iniciados e juniores (domingo de manhã) que envolvem a participação do CART, Riba D’Ave e Juventude de Viana. O “Hóquei Patins Fest” tem entrada livre.



Programa “Hóquei Patins Fest”



5 de Outubro 2013

9:30h – Torneio de Infantis jogo 1

10:30h – Torneio de Escolares jogo 1

11:30h – Torneio de Infantis jogo 2

12:30h – Torneio de Escolares jogo 2

13:00h – Almoço

13:45h – Torneio de Infantis jogo 3

14:45h – Torneio Escolares jogo 3

15:45h - Hóquei em Patins Challenger

17:30 – Torneio Internacional meia-final 1 – Igualada / HC Braga

19:15 - Portugal – Espanha (veteranos)

21:00 – Torneio Internacional meia-final 2 – CART/ Benfica



6 de Outubro 2013

9:30h – Regional de Iniciados CART – Riba d'Ave

11:00h – Regional de Juniores CART – Juv. Viana

14:30h – Tertúlia “Realidade do Hóquei Patins em Portugal”

16:00h – Torneio Internacional Jogo 3º/4º Lugar

17:30h – Torneio Internacional Jogo da Final

19:00h – Cerimónia de Entrega Prémios e Encerramento



Entrada livre

Partilhar