Lúcia Pereira na Maratona Nova Iorque

A vizelense Lúcia Pereira em representação dos Dragões de Vizela, parte na próxima semana para Nova Iorque para competir numa das maratonas mais importantes do mundo.


O grande atrativo desta prova não é somente o prêmio de 700.000 dólares que é concedido ao vencedor, mas também o fato de ter a oportunidade de ser o vencedor diante de um público de mais de dois milhões de espectadores e cerca de 315 milhões de telespectadores do mundo todo.

A edição deste ano, que se realiza no dia 3 de Novembro, vai estar sujeita a um apertado controlo de segurança, na sequência do atentado num evento semelhante em Boston, em Abril.

Quem for assistir à corrida terá as suas malas revistadas, aqueles que estiverem junto à linha de chegada serão alvo de maior controlo e os atletas não poderão levar qualquer tipo de mochila.

Uma série de itens estão proibidos para os que assistem como tendas, sacos-cama, cobertores e geleiras, segundo o site da organização do evento. Os maratonistas não poderão vestir coletes com bolsos ou com pesos, nem chegar ao local de partida com qualquer tipo de mala. Está também proibido qualquer tipo de roupa que cubra o rosto ou que seja maior do que a forma do corpo.

A maratona de Nova Iorque é considerada a maior, em número de participantes, dos Estados Unidos. A última realizou-se em 2011, com quase 47 mil corredores. No ano passado, o evento foi cancelado, devido ao furacão Sandy, que causara grandes danos na cidade na semana anterior.

A primeira maratona da história de Nova Iorque teve lugar em 1970, com cerca de 127 corredores que deram quatro voltas ao redor do Central Park. Em 1976, a maratona foi transferida para as ruas de Nova Iorque, cruzando cinco pontes e terminando no Central Park, trajeto que foi mantido até os dias de hoje.


Site oficial da prova: http://www.ingnycmarathon.org/

Partilhar