Moreirense e FC Vizela na entrada das Bodas Diamante

No próximo dia 1 de novembro, o Moreirense Futebol Clube comemora 75 anos de filiação na Associação de Futebol de Braga. Dois meses depois, a 1 de janeiro de 2014, será a vez do Futebol Clube de Vizela evocar as suas bodas de diamante. Em julho de 1938, Moreirense e Atlético Club Vizelense (clube que antecedeu o FC Vizela) defrontaram-se em partida particular debaixo de grande rivalidade devido à transferência de Camilo e outro.

Rivais de longa data (mas muitas mais vezes amigos), os dois clubes disputaram vários jogos entre si ao longo destes quase 75 anos e, sobretudo, no início das suas carreiras e até antes disso, pois por Vizela antecedeu ao FCV o Atlético Club Vizelense (que terá participado no primeiro jogo da história do Moreirense) e o Estrelas Futebol Club. O Moreirense Futebol Club era denominado Futebol Club Moreirense.

O nosso amigo António Brás Mendes Pereira (dedicado moreirense às causas da sua terra), descobriu na biblioteca Martins Sarmento em Guimarães aquela que poderá ser a primeira crónica desportiva do primeiro jogo do MOREIRENSE FUTEBOL CLUBE, publicada a 3 de julho de 1938 no jornal NOTICIAS DE GUIMARÃES (este jornal fechou portas recentemente devido à crise).
O relato diz respeito a um jogo de pré-época, com os dois clubes ainda em embrião (em Vizela ainda não se falava do Futebol Clube de Vizela mas sim do Atlético Vizelense e foi esta equipa que defrontou o Moreirense nesse jogo relatado pelo NG), embora o Moreirense numa fase já mais adiantada. O Moreirense foi fundado primeiro que o FC Vizela, mas depois esteve muito tempo sem atividade enquanto o Vizela nunca mais interrompeu o seu percurso desportivo.

Segundo a mesma crónica, Camilo transferiu-se do Atlético para o Moreirense e a rivalidade entre os dois clubes não se fez esperar, havendo mesmo cânticos a preceito. O guarda-redes Merendas Velhas também foi incluído nas polémicas transferências.
A crónica do jornal revela «Nesse jogo, popularmente se diz que teve grande entusiasmo, as mulheres foram todas a rigor; Saia Preta e Blusa Verde. Também se sabe que o Moreirense tido ido ao Vizela buscar 2 jogadores, um deles, o Camilo que por ter marcado um dos golos durante 8 dias teve de dormir cá por Moreira».


Então, a crónica desse jogo, pelo jornalista (que era de Vizela):
“Vizela, 27Realizou-se ontem Moreira um desafio amigável de futebol entre o «Atlético Club Vizelense» e o «Futebol Club Moreirense» que decorreu com entusiasmo e animação, notando-se uma regular assistência desta vila e de Moreira, que diga-se desde já –àparte uns pequenos incidentes prontamente liquidados satisfatoriamente – se portou com calma e correção, como era de esperar, pois não deve haver quaisquer rivalidades nem malquerenças. O Futebol é um desporto que se exerce amigavelmente entre dois grupos distintos, e não uma tourada de violência e de rixas…
Logo de começo, após a entrada e saudação em campo dos dois grupos (que ambos foram bem ovacionados com entusiasmo e calor) muito nos agradou, até sensibilizou, aquêle simpático gesto dos 2 minutos de silêncio em homenagem e memória ao saudoso António Coelho, tesoureiro que foi do «Atlético» - nobre atitude a que árbitros, juízes de linha e jogadores do «Moreirense» dignamente corresponderam, associando-se aos Vizelenses num dever de educação, cívica, moral e desportiva.
Muito bem!
Não obstante o «Moreirense», segundo ouvimos, estar reforçado com alguns jogadores vimaranenses (entre os quais Ricoca, Paredes e Oliveira) os rapazes do «Atlético» con seguiram empatar por 2-2 – resultado que para o nosso grupo, achamos honroso, e foi, de facto, merecido, porque conseguiram desenvolver jogo bem combinado e conduzido em face da tenaz ofensiva e enérgica resistência do «Moreirense».
Seja-nos, todavia, licito destacar os nossos parabéns ao guarda-redes local, Fonseca, que, sendo um novo e quási principiante (sem as qualidades de defesa eximia e sem a prática indiscutível de Ricoca) se revelou um guarda-redes de valor, que devidamente treinado e orientado, pode vir a ser um guarda-redes de grande destaque e importância.
Armando ainda se mostrou o excelente back que sempre foi…
De resto, ambos os grupos jogaram bem, defendendo briosamente as côres dos seus clubs. Não precisa Ricoca dos nossos elogios porque esse é um excelente guarda-redes de categoria, sobejamente conhecido…
Este encontro teve 2 árbitros: um no 1º tempo e outro no 2º. A nós parece-nos que ambos procuraram ser imparciais e justos, mas como é impossível agradar a todos…há sempre a notar…
Os dois golos do «Atlético» foram marcados por Amado e António G. E os dois do «Moreirense» por Paredes e Camilo. A meio do 2º tempo o «Atlético» só tinha 9 jogadores em campo…
Esboçaram-se alguns conflitos que, felizmente, foram rapidamente sanados, sem consequências, devido à intervenção de pessoas sensatas, cônscias dos seus deveres em tais emergências…
C.A. “

Partilhar