Padre Lemos e Francisco Ferreira homenageados em Santa Eulália na despedida de Joaquim Meireles

Pároco tem o seu nome ligado a uma rua; ex-presidente da Câmara tem foto na galeria do salão nobre da Junta de Freguesia. Um dia de inaugurações na vila vizelense na despedida do autarca Joaquim Meireles que cumpriu 12 anos à frente da freguesia eulalense. Industrial Luís Lopes Guimarães também foi reconhecido


Rua Padre Lemos
Parte da rua Padre Lemos

Foi um dia carregado de emoções em Santa Eulália. Em primeiro lugar deu-se a inauguração da Loja Social junto ao largo da Igreja, tendo a lápide sido descerrada por Dinis Costa, presidente da CMV, Joaquim Meireles e as instalações benzidas pelo Padre José
Esta loja visa servir os mais desfavorecidos da Vila com a oferta de roupas (de boa qualidade e novas) e outros produtos.
Na inauguração da Ligação da Rua de Vila Pouca à Rua de Requeixos.

Junto ao lar Casal do Telhado foi descerrada uma placa de reconhecimento, por parte da junta cessante, ao pároco e a ao industrial Luís Lopes Guimarães pelo seu apoio a este Centro que recebe idosos de todo o concelho dando-se de seguida a inauguração da Ligação da Rua de Vila Pouca à Rua de Requeixos.
O Padre Lemos mostrou-se surpreendido por ver o seu nome ligado à placa descerrada em frente ao Casa do Telhado refereindo que gosta de trabalhar pelas causas sem estar á espera de nada, mas outra surpresa surgiria ao ser atribuído o seu nome a uma artéria que liga a estrada de Requeixos ao Casal do Telhado. A emoção do pároco foi evidente. «Na próxima reunião de Cãmara o seu nome será integrado oficialmente na lista toponímica do concelho», assegurou o presidente da Câmara que considerou mais do que justa esta homenagem proposta por Joaquim Meireles. (A par do Padre Lemos, Armando Gonçalves de Vilar-S. João das Caldas, são as duas únicas pessoas vivas com o seu nome na toponímia vizelense).
Seguiu-se inauguração da requalificação do Largo do Cruzeiro e Travessa de Requeixos, com Joaquim Meireles a fazer um discurso bastante emocionado lembrando que nasceu ali e tinha na sua recordação muitas brincadeiras de criança naquele cruzeiro.

Francisco Ferreira distinguido
Na sede da Junta de Freguesia foi distinguido o ex-presidente da Câmara de Vizela. Francisco Ferreira descerrou a bandeira de Vizela que cobria o seu retrato exposto no salão nobre da junta de freguesia. Este foi o último ato oficial de Joaquim Meireles ao considerar que Francisco Ferreira foi sempre um amigo da freguesia de Santa Eulália e de todos os eulalenses enquanto cidadão e autarca.
SEguiu-se a tomada de posse da nova junta e assembleia com Manuel Pedrosa (PS a assumir a presidência da Junta) e Carla Vilela, também do PS, a reassumir a presidência da assembleia.
O PS contará com 5 deputados na assembleia enquanto a Coligação PSD/CDS, num dos melhores resultados de sempre, contará com quatro lugares.
O dia de Santa Eulália, ou de Joaquim Meireles, fechou com um jantar na Casa do Park onde estiveram representantes municipais, funcionários e técnicos da CMV, presidentes de junta e muitas daquelas pessoas que fizeram parte da atividade autárquica do presidente que deixou de exercer funções.
O vice.presidente da CMV, Víctor Hugo Salgado, assegurou que o Município jamais esquecerá Joaquim Meireles.
O autarca de Santa Eulália assume agora as funções de deputado da assembleia municipal de Vizela.


Partilhar