Alunos do Colégio Vizela numa escola alemã

Na próxima semana, doze alunos do 9º ano do Colégio de Vizela irão fazer um intercâmbio com uma escola Alemã, em Osnabruck. Esta iniciativa decorre do projecto Comenius que financia a 100% as viagens (fundos comunitários europeus).

Estes alunos vão já neste domingo, dia 8 de dezembro, e regressarão no dia 13 de dezembro, sexta-feira. Passarão, assim, uma semana bem diferente de todas as outras. Sendo acolhidos por uma família alemã, irão acompanhar o respetivo estudante alemão durante todas as atividades familiares e escolares, indo para a escola todos os dias. Na escola, encontrarão os outros colegas portugueses, finlandeses e espanhóis. Cada aluno português estará numa família com outro colega português. O contacto com os colegas que os irão receber já começou e já partilharam gostos, ideias. O entusiasmo é muito e a ansiedade também!

Os nossos alunos serão acompanhados por professores do Colégio, os quais terão como tarefa analisar o sistema educativo alemão, as dinâmicas metodológicas e os processos organizativos da escola que frequentarão também toda a semana.

As professoras Carla Baptista, Bárbara Tavares, Cristina Fernandes e Sandra Pinheiro irão também dar aulas em inglês na escola alemã, partilhando a cultura nacional e local portuguesas.
As atividades serão várias durante a semana, aproveitando-se para se partilharem todos os projetos que estão a ser desenvolvidos nas escolas parceiras relativos ao “Treasure hunt across europe”. O primeiro tesouro a descobrir foi, a título de curiosidade, o tesouro da língua!


Carla Baptista

Partilhar