Dor da Coluna? Recupere qualidade de vida…

A coluna vertebral humana desempenha o duplo papel de suporte das cargas com mobilidade flexível e de proteção das estruturas nervosas que a atravessam. Texto de João Cannas, ortopedista, membro da Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia


O problema, as consequências e as suas causas


A coluna vertebral humana desempenha o duplo papel de suporte das cargas com mobilidade flexível e de proteção das estruturas nervosas que a atravessam. A sua flexibilidade é assegurada pelo Disco Intervertebral que em determinadas circunstâncias se pode degradar e tornar incompetente e doloroso em adultos jovens. Pode ser sede de hérnia discal com compressão de um nervo, como muito frequentemente acontece na Coluna Cervical, ou simplesmente deixar de suportar as cargas a que normalmente é submetido, especialmente na coluna lombar, provocando dor incapacitante.

As causas deste problema são devidas a múltiplos fatores, mas o excesso de peso, esforços repetidos e mal controlados e a vida sedentária surgem como essenciais no seu desenvolvimento. Texto de João Cannas, ortopedista, membro da Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia


Objetivos do tratamento

A Prótese de substituição de um Disco Intervertebral é destinada a doentes adultos jovens, com manifestação bem demonstrada de doença de um ou eventualmente dois Discos Intervertebrais. O objetivo terapêutico é muito ambicioso e pretende eliminar a fonte da dor, restituindo completamente a função de mobilidade da Coluna Vertebral. Mas este objetivo deve ser partilhado entre o médico e o doente, para que o tratamento seja bem sucedido.

Sendo a mobilidade da Coluna Vertebral controlada por um complexo conjunto de músculos de suporte, de que depende completamente o seu funcionamento equilibrado, o programa de reabilitação funcional, faz sempre parte do tratamento.

Motive-se e recupere o bem-estar

Ao eliminar a fonte de dor através da substituição protésica de um Disco Intervertebral, é-lhe reaberta a possibilidade de regressar a uma vida normal e saudável de que obrigatoriamente fazem parte o rigoroso controle do peso e as atividades físicas frequentes e equilibradas. De outro modo, poderá apenas beneficiar em parte, ou por um curto espaço de tempo dos seus benefícios.

Assim, procure sempre reequilibrar o seu peso e saber qual o tipo de atividade física que o seu médico lhe recomenda de forma a manter protegida e saudável a sua coluna vertebral. E não se esqueça, evite também os esforços violentos ou desequilibrados e repetidos, bem como as posturas forcadas.


Logo Vida é Movimento.jpgA Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia e a Associação Portuguesa das Empresas de Dispositivos Médicos acabam de lançar, em Portugal, a campanha “Vida é Movimento” que visa aumentar o conhecimento sobre as doenças ortopédicas que afetam ossos e articulações e que são a maior fonte de dor e incapacidade em todo o mundo. Esta campanha tem também como objetivos desmistificar o tratamento cirúrgico das doenças ortopédicas e a colocação de próteses, e clarificar os mitos ainda existentes sobre a qualidade de vida das pessoas portadores destes dispositivos médicos.

Partilhar