Esclarecimento sobre a Consulta de Psicologia no Domicílio pela Câmara Municipal de Vizela

«Na sequência da recente divulgação da Consulta de Psicologia no Domicílio, nova vertente da Consulta de Psicologia gratuita assegurada pela Câmara Municipal de Vizela, têm-se verificado alguns pedidos de esclarecimento no que respeita às situações que possam beneficiar deste serviço».


Assim, em resposta às dúvidas colocadas, o Município de Vizela informa, a título geral e exemplificativo, que poderão reunir critérios para Consulta de Psicologia no Domicílio:
• Pessoas com doença crónica, instável ou incapacitante;
• Pessoas após alta hospitalar ou em episódio/fase de crise não-normativa (acontecimento de vida inesperado e encarado com uma maior ou menor dificuldade em reagir) que, pelas características do caso, não possam ou não devam efetuar deslocações;
• Pessoas acamadas ou com incapacidades diversas;
• Pessoas idosas que vivam sozinhas, sobretudo em maior vulnerabilidade social;
• Pessoas com doença oncológica avançada ou em estado final de outras doenças crónicas;
• Cuidadores/as (*) que atendendo à falta de disponibilidade de tempo não possam afastar-se da pessoa em cuidados, para prevenir ou compensar eventuais situações de desgaste emocional.

(*) Por cuidador/a, entende-se alguém que presta cuidados a uma pessoa em estado de necessidade. O/a cuidador/a é geralmente uma pessoa da família próxima e sabe-se que a maioria dos cuidados prestados se reportam a funções ao nível da higiene, alimentação adequada, administração de medicamentos, estímulo da autonomia, prevenção de acidentes e suporte afetivo. Atendendo à carga emocional deste tipo de apoio contínuo, é fácil compreender o seu potencial para o «burnout» (exaustão/esgotamento).

A Consulta de Psicologia no Domicílio visa, nestes termos, não obstante uma avaliação particular e detalhada caso a caso, com a devida salvaguarda para a especificidade de cada situação, estender o apoio psicológico para além do gabinete numa lógica de proximidade e no sentido de promover a importância de famílias seguras, duráveis e regenerativas.

Esta vertente da Consulta de Psicologia funciona pela Câmara Municipal de Vizela, sendo que as pessoas ou familiares que pretendam beneficiar deste serviço devem agendar uma primeira consulta de avaliação através do número 253 489 630 ou dirigindo-se pessoalmente à sede da autarquia, na Praça do Município, N.º 522.
CMV

Partilhar