José Manuel Fernandes eleito Coordenador do PPE

Portugal tem, pela primeira vez, um português à frente da coordenação política do maior grupo político europeu numa das comissões mais relevantes do Parlamento Europeu.


O Deputado ao Parlamento Europeu do PSD, José Manuel Fernandes (figura muito próxima de Vizela), foi eleito coordenador do Grupo do Partido Popular Europeu (PPE), o maior partido do Parlamento Europeu (PE), para a Comissão dos Orçamentos.

A Comissão dos Orçamentos é uma das mais relevantes do Parlamento Europeu e tem, entre outras competências, o quadro financeiro plurianual das receitas e despesas e sistema de recursos próprios da União, orçamento da União, as actividades financeiras do Banco Europeu de Investimento (BEI), a inscrição do Fundo Europeu de Desenvolvimento (FED) no orçamento e o seguimento e avaliação da execução do orçamento.

A eleição - por unanimidade e aclamação - ocorreu na noite desta quarta-feira, 2 de Julho, em Estrasburgo e é o resultado de 5 anos de intenso trabalho do social-democrata na Comissão dos Orçamentos.

Entre os deputados membros desta comissão encontra-se o antigo comissário polaco para a programação financeira e Orçamento, Janusz Lewandowski, o antigo primeiro ministro da Letónia, Valdis Dombrovskis, e o antigo ministro francês, Alain Lamassoure, entre outras personalidades.

Para José Manuel Fernandes "É uma honra e uma enorme responsabilidade ter sido eleito coordenador pelos membros do Partido Popular Europeu na comissão dos orçamentos. Interpreto esta eleição como um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido nos últimos 5 anos. No último mandato estive na negociação de todos os orçamentos da União Europeia, fui relator dos orçamentos do PE e das outras instituições em 2012, fui o responsável pela mobilização do fundo de solidariedade. Na comissão dos orçamentos, em nome do PPE, fui o responsável pela política dos consumidores."

O novo coordenador PPE da comissão dos Orçamento avança com as prioridades para o novo mandato: "Os grandes desafios desta comissão para os próximos anos são essencialmente dois: a revisão do quadro plurianual e o direccionamento dos orçamentos da UE para o crescimento, emprego e coesão territorial."

A primeira reunião da Comissão de Orçamentos realiza-se no próximo dia 7 de Julho às 15h.

Partilhar