Faleceu Rosa da Costa Pedrosa Lobo

Em 1993, aquando o violento acidente de viação que levou ao Hospital da Guarda cinco conhecidos vizelenses, Rosa Lobo foi uma verdadeira samaritana.


Foi a sepultar anteontem na Guarda a vizelense Rosa da Costa Pedrosa Lobo.
Tinha 62 anos e era natural de S. Miguel das Caldas. Era irmã de Georgina e Celeste Costa Pedrosa e cunhada de Bento de Oliveira, ex-proprietário do café Suzana em frente ao jardim de Vizela.

Em 18 de Novembro de 1993. o Padre Constantino, João Polery (chefe do GAP da Câmara Municipal de Vizela), o chefe Zeca, Luís Guimarães (Recoveiro) e o chefe Amadeu Fernandes sofreram um violento acidente de viação na Guarda.
A carrinha, que era conduzida pelo P. Constantino, despistou-se depois de um veículo que seguia à frente ter guinado perigosamente à esquerda. A viatura dos cinco vizelenses foi embater violentamente numa árvore que acabou por evitar a queda numa mortal ravina. A carrinha ficou bastante amolgada e incendiou-se. O grupo foi desencarcerado pelos bombeiros que os transportou ao hospital da Guarda. Uns viriam a ser transferidos dois dias depois para os hospitais de Guimarães e Prelada no Porto, caso de Luis Guimarães (sujeito a operação plástica ao rosto).
João Polery só foi transferido do Hospital da Guarda para o de Guimarães três semanas depois. Foi operado à mão e pé.
Tendo tomado conhecimento deste grave acidente que envolveu cinco conhecidos vizelenses perto de sua casa, Rosa Lobo deu-lhes um apoio de valor incalculável como recorda João Polery: "Esta senhora foi uma santa para todos nós. Todos os dias ia ao hospital meter-me a comida à boca. Não deixou que nos faltasse nada. Nunca mais a esquecemos. O sr. Padre ligou-me há dias para dizer que ela estava doente. Íamos visitá-la em breve.. Jamais esqueceremos o que fez por nós".

Este sábado, 23 de agosto, celebra-se missa de 7º Dia em S. Miguel das Caldas às 18 horas, pela alma de Rosa da Costa Pedrosa Lobo, a boa "samaritana" que também foi cantora do grupo Vizela a Cantar e ficou sepultado na cidade-neve da Guarda.

Partilhar