Presos assaltantes da Ourivesaria Ferreira

Gangue com idades entre os 18 e os 24 anos, era da Trofa e de Famalicão. Foi detido na Póvoa de Varzim. Utilizavam armas de canos cerrados. Ourivesaria Ferreira foi assaltada com enorme aparato a 19 de maio ao início da tarde.



A Polícia Judiciária de Braga e Porto procedeu à identificação e detenção de um grupo de três homens e uma mulher, suspeitos da prática de vários crimes de roubo e furto em quatro lojas Lid'l, três do Mini Preço, duas bombas de gasolina em Famalicão e à Ouriversaria Ferreira, na rua Dr. Abílio Torres, em frente à sede da Casa do Benfica em Vizela.
Neste assalto (leia aqui), registado no dia 19 de maio, três encapuzados saíram duma viatura que parou na única faixa de rodagem, fazendo uma enorme fila de trânsito, ficando um de arma em punho apontada aos veículos, dois entrando na loja onde furtaram muitos objetos em ouro e partiram as montras com um pé de cabra e outro meliante ficado ao volante do carro.
Manuel Ferreira, proprietário da ourivesaria, foi mandado deitar no chão e ficou com uma caçadeira apontada às costas enquanto decorria o assalto. A sua mãe, uma senhora já idosa, assistiu a tudo isto com enorme pavor e a irmã, que se encontrava na varanda, ainda arremessou vasos e cadeiras para cima da viatura dos assaltantes tendo estes posto em fuga depois de consumado o assalto

Os assaltantes, desde há cerca de três meses, vinham a praticar assaltos à mão armada, com recurso a uma arma caçadeira, em estabelecimentos comerciais, sobretudo supermercados, causando grande alarme entre funcionários e clientes.

Os detidos, três homens e uma mulher, com idades entre 18 e 24 anos, terão sido responsáveis por assaltos em que funcionários e clientes de supermercados foram ameaçados com caçadeira de canos serrados. Há registo de casos em concelhos como Vila Nova de Famalicão, Santo Tirso, Barcelos e Guimarães. Apenas um tinha cadastro.

Segundo o comunicado da PJ, o grupo, neste curto lapso de tempo, executou onze roubos e diversos furtos qualificados, utilizando para o efeito veículos furtados ou alugados. Os assaltos não duravam mais do que dez minutos.

No âmbito das diligências realizadas, foi possível localizar e apreender diverso material usado para o cometimento dos roubos, designadamente uma caçadeira e respetivas munições, luvas, capuzes, um pé de cabra e um machado.
Em todos os assaltos os meliantes não dispararam qualquer tiro nem fizeram feridos ou mortos.
Os quatro detidos foram presentes esta sexta-feira no Tribunal Judicial de Guimarães a primeiro interrogatório judicial, para aplicação de adequadas medidas de coação faltando saber o que será possível recuperar dos assaltos efetuados.

Partilhar