"A baixa de natalidade no Distrito de Braga deve constituir um sério alerta sobre o impacto das políticas restritivas levadas a cabo pelo atual governo, numa região que há décadas vem sendo considerada a mais jovem do país e uma das mais jovens da Europa", afirmou o primeiro candidato do Bloco, depois de uma visita ao Mercado Semanal de Guimarães.
No contacto directo com a população, Pedro Soares e o candidato do BE por Guimarães, Joaquim Teixeira, testemunharam a grande preocupação, sobretudo dos mais velhos, com a emigração depois da saída do País de filhos e netos.
"Estamos a exportar os mais jovens e os mais qualificados e aos que ficam oferecemos-lhe salários de miséria, precariedade, horários de trabalho desregulados e ainda por cima corte nos apoios sociais", denuncia o candidato do Bloco, para considerar que "esta é a pior das heranças deixada por quatro anos de governo de direita".
Os dados oficiais confirmam, recentemente divulgados colocam o Distrito de Braga com uma taxa de natalidade que chega a ser inferior à média nacional, o que na opinião do cabeça de lista do Bloco "é um sintoma de desesperança, de falta de confiança e o resultado da emigração de jovens".
Para inverter este cenário negro, que hipoteca o nosso futuro, Pedro Soares defende que "é preciso criar uma nova expectativa, um novo ambiente económico que leve à criação de trabalho com direitos e sem abusos, mas também é preciso reforçar a rede de apoio à família como creches públicas e com a reposição dos valores e dos escalões do abono de família, que este governo tirou precisamente quando as famílias mais precisavam".
Na véspera e num ambiente mais distendido, o cabeça de lista do BE esteve em Esposende, onde visitou a feira medieval, acompanhado do candidsto do Bloco naquele concelho, Pedro Maciel.