Minhotos em evidência no Campeonato Nacional de Down Hill

Três títulos de Campeão Nacional, dois de Vice-Campeão e dois terceiros lugares é o balanço da prestação de atletas e equipas do Minho no Campeonato Nacional de BTT Down Hill (DHI) disputado em Prozelo – Arcos de Valdevez. Filipa Peres (elites), Diogo Pinto (juniores) e a equipa Restauradores da Granja - Centro Óptico de Fafe são os novos Campeões Nacionais do Minho.

Diogo Pinto (RG Centro Óptico de Fafe) impôs-se em juniores, categoria em que os cinco primeiros lugares da classificação final foram ocupados por atletas do Minho: Diogo Pinto (RG - Centro Óptico de Fafe), Bruno Almeida (Desportivo Jorge Antunes), Carlos Martins (Desportivo Jorge Antunes), Rui Ribeiro (Desportivo Jorge Antunes) e João Pereira (Desportivo Jorge Antunes)


Os atletas minhotos, maioritariamente formados em clubes da Associação de Ciclismo do Minho (ACM), conquistaram um total de sete medalhas no Nacional de DHI, evidenciando-se a equipa fafense Restauradores da Granja - Centro Óptico de Fafe que averbou três títulos nacionais (elites, juniores e equipas) e um de vice-campeão (master 40).

Filipa Peres em elites, Diogo Pinto em juniores e a equipa de ambos, a formação Restauradores da Granja - Centro Óptico de Fafe, alcançaram o título de Campeões Nacionais de BTT - DHI, enquanto Bruno Almeida (Desportivo Jorge Antunes) em juniores e Maurício Conceição (RG - Centro Óptico de Fafe) em master 40 se sagraram Vice-Campeões Nacionais. No terceiro lugar do Campeonato de BTT DHI disputado Arcos de Valdevez classificaram-se Carlos Martins (Desportivo Jorge Antunes) em juniores e Antero Oliveira (Bicicleta Clube de Felgueiras) em master 40.

A Direção da Associação de Ciclismo do Minho expressou, entretanto, a sua satisfação e orgulho pelo desempenho dos atletas e equipas minhotas, realçado que os mesmos são um estímulo para o prosseguimento do trabalho no âmbito da formação de atletas, visando a existência de mais e melhor ciclismo na sua área de jurisdição (distritos de Braga e Viana do Castelo).

Na categoria de elites, dominou Vasco Bica que se impôs na manga de qualificação e repetiu o feito na final. Desceu para a vitória em 2’00’’549, menos 894 milésimos do que o vice-campeão, Francisco Pardal (Penacova DH/UD Lorvanense). Emanuel Pombo (Ciclomadeira Clube Desportivo), que tem dominado a Taça Cyclin’Portugal, não foi além da terceira posição, a 2,129 segundos do vencedor. Ainda em elites, cinco atletas minhotos integram o Top Ten: Fernando Silva (RG - Centro Óptico de Fafe) foi o 4º classificado, Rui Teixeira (RG - Centro Óptico de Fafe) o 6º, Raul Rodrigues (FAC - Famalicense Atlético Clube) o 7º, Vítor Mayor (FAC - Famalicense Atlético Clube) o 9º e Gil Marques FAC - Famalicense Atlético Clube o 10º.

O triunfo de Filipa Peres (Restauradores da Granja - Centro Óptico de Fafe) entre a elite feminina foi mais folgado do que a vitória de Vasco Bica. Filipa Peres desceu a pista de Prozelo em 2’31’’861, menos 2,289 segundos do que Margarida Bandeira e menos 40,206 segundos do que Leonor Bandeira, que a acompanharam no pódio. A minhota Ana Leite (Bicicleta Clube de Felgueiras) foi a 4ª classificada.

Diogo Pinto (RG Centro Óptico de Fafe) impôs-se em juniores, categoria em que os cinco primeiros lugares da classificação final foram ocupados por atletas do Minho: Diogo Pinto (RG - Centro Óptico de Fafe), Bruno Almeida (Desportivo Jorge Antunes), Carlos Martins (Desportivo Jorge Antunes), Rui Ribeiro (Desportivo Jorge Antunes) e João Pereira (Desportivo Jorge Antunes)

O triunfo em cadetes foi de Tiago Ladeira (Casa do Povo da Abrunheira) com os minhotos João Teixeira (RG - Centro Óptico de Fafe) a garantir o 4º lugar, Tiago Silva (Desportivo Jorge Antunes) o 5º, Raul Cunha (Moto Galos DH Team / ACR Roriz) o 7º e José Silva (Desportivo Jorge Antunes) o 9º.

Em master 40 venceu Rui Cruz (MCF/Xdream/Município de S. Brás) com Maurício Conceição (RG - Centro Óptico de Fafe) a sagrar-se Vice-Campeão Nacional e Antero Oliveira (Bicicleta Clube de Felgueiras) a garantir o 3º lugar. Destaque ainda para o 6º lugar alcançado por Paulo Abreu (Bicicleta Clube de Felgueiras) e o 9º de Nuno Almeida (Moto Galos DH Team / ACR Roriz)

Ainda nas classes de veteranos, Daniel Pombo (Ciclomadeira Clube Desportivo) venceu em master 30 e José Salgueiro (MCF/XDream/Município de S. Brás) em master 50. Em master 30 destaque para o 6º lugar de Manuel Bessa (Desportivo Jorge Antunes), o 8º de Rui Silva (RG - Centro Óptico de Fafe) e o 10º de Jorge Afonseca (FAC - Famalicense Atlético Clube), enquanto em master 50 se evidenciaram os minhotos Augusto Pedrosa (Desportivo Jorge Antunes), 4º classificado, e António Freitas (Bicicleta Clube de Felgueiras) em 6º.

Partilhar