Hospital de Guimarães já qualificou 24 colaboradores

No âmbito das comemorações dos seus 25 anos, o Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães realiza amanhã, pelas 11h00, a cerimónia de Entrega de certificados e diplomas do Projeto de qualificação profissional «EU QUERO».


O projeto «EU QUERO» surgiu por iniciativa do Centro de Formação do Hospital em 2014, tendo-se iniciado em novembro daquele ano através de protocolos estabelecidos com a Associação Empresarial Fafe, Cabeceiras de Basto e Celorico de Basto (AEF), onde se encontra integrado o Centro para a Qualificação e o Ensino Profissional de Fafe, e também em setembro de 2015, com o Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda, onde se encontra integrado o Centro para a Qualificação e o Ensino Profissional de Guimarães.


O «EU QUERO» dirige-se aos Assistentes Operacionais e Assistentes Técnicos com o 3º ciclo e ensino secundário incompletos, permitindo, através de um Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), validar e certificar os seus conhecimentos escolares, profissionais e outros, que adquiriram ao longo da vida e em diferentes contextos (pessoais, sociais e profissionais), completando assim esses níveis de ensino.


Para o Hospital a formação e desenvolvimento dos colaboradores são fatores essenciais. Qualificar os profissionais através de um processo formativo desta natureza, devidamente adequado às necessidades dos profissionais, permite o desenvolvimento das suas competências pessoais e técnicas, contribuindo dessa forma para um melhor desempenho profissional, que por sua vez trará vantagens para o Hospital. A formação é entendida como um investimento na qualificação, desenvolvimento e melhoria das competências dos trabalhadores, tornando-se assim um elemento potenciador de conhecimentos e de desempenhos, promovendo novas qualificações, facilitando o alcance de objetivos e, em última análise, a melhoria da prestação de cuidados de saúde com qualidade.


Até ao momento 24 profissionais já concluíram o programa, obtendo o nível IV de qualificação profissional, correspondendo ao 12º de escolaridade com vertente profissional.

Partilhar