Requalificação do Parque de Campismo das Taipas

A NVE iniciou a obra de Requalificação do Polidesportivo e do Parque de Campismo das Taipas. A intervenção que requalificará o polidesportivo do parque das Taipas devolverá um espaço há muito vedado à utilização.

O projecto de construção do novo polidesportivo representa um investimento de cerca de 1,3 milhões de euros e prevê a criação de condições para a abertura do Parque de Campismo durante todo o ano.
A obra terá a duração de um ano e dotará o espaço de balneários, casas de banho e arrecadações. O projecto consiste na construção de uma cobertura, com uma estrutura em madeira sobre o recinto que ficará com capacidade para 500 espetadores (lugares sentados), um ringue e vários espaços para o jogo de “petanca”, é assim desenvolvido em função de uma pré-existência, evitando as debilidades de que a mesma sofre.

Serão demolidas as atuais instalações sanitárias e balneários de apoio ao polidesportivo e ao parque de campismo, uma vez que as atuais condições não se compatibilizam com as exigências da atualidade; todas as instalações ficarão concentradas no mesmo volume construído em detrimento da sua disseminação pelo parque; - Sala de convívio, lavandaria, integradas nas aludidas instalações da alínea anterior, e edifício/anexo de receção de apoio a utentes do parque de campismo.

A construção pretendida privilegia o betão armado na estrutura baixa, demonstrando-se como o único resistente aos níveis de humidade, de alta utilização e de baixa manutenção; a madeira como elemento estrutural acessório, assegurará a estabilidade da cobertura abobadada que não deterá caleiros ou outros canalizadores de águas.

Todos os espaços serão bem ventilados e iluminados, seja através de sistemas naturais, seja por sistemas mecânicos, de modo a assegurar os valores de exigências legais, salubridade e economicamente sustentáveis.
A solução do projecto deverá devolver à área o seu valor ambiental, cultural e paisagístico.


Partilhar