Depois da Amorosa segue-se Moreira de Cónegos

Centro de Saúde da Amorosa vai entrar em obras este ano. Verbas serão inscritas no orçamento da Administração Regional de Saúde do Norte. Depois de concluídas as obras na Unidade de Saúde de Serzedo e de Briteiros, segue-se também o Centro de Saúde de Moreira de Cónegos.



O Governo acaba de autorizar a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS) a assumir um encargo para a realização de profundas obras de remodelação na Unidade de Saúde da Amorosa, valência integrada no Agrupamento de Centros de Saúde do Alto Ave. A intervenção, que principiará em breve, tem por objetivo requalificar os equipamentos afetos à prestação de serviços de saúde, no âmbito dos cuidados de saúde primários.


A obra será realizada em todo o interior do edifício, excetuando na área ocupada pela Unidade de Saúde Familiar São Nicolau, que efetuou recentemente obras de beneficiação. O primeiro andar será todo remodelado, bem como o resto do piso inferior que ainda não foi intervencionando, num amplo conjunto de obras que abrange a Unidade de Saúde Familiar Amorosa XXI, Unidade de Cuidados Profissionalizados de Saúde (UCFP) e Unidade Recursos Partilhados (URP), num edifício cujos serviços são assegurados por 7 médicos, 7 enfermeiros, 5 secretários clínicos e 2 assistentes operacionais.


Este investimento assume uma importância fulcral na melhoria das condições de funcionalidade e acesso dos cidadãos à carteira básica de serviços, mediante o aumento da cobertura à população sem médico de família e, consequentemente, à obtenção de maiores ganhos em saúde, contribuindo para a consolidação da Reforma dos Cuidados de Saúde Primários. A realização deste investimento implica a celebração de contrato que dará origem a encargos em mais de um ano económico, tornando-se necessária a autorização para a assunção de encargos plurianuais.

Centro de Saúde de Moreira de Cónegos a seguir

A obra de remodelação na extensão da Unidade de Saúde Amorosa XXI, situada na Casa do Povo de Serzedo, está concluída e inclui três consultórios médicos, dois de enfermagem e um de saúde materno-infantil. O serviço, assegurado por dois médicos, duas enfermeiras, dois secretários clínicos e uma assistente operacional, foi visitado pelo Presidente do Município de Guimarães, Domingos Bragança, pelo Presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Norte, Pimenta Marinho, pelo Diretor Executivo do Agrupamento de Centros de Saúde do Alto Ave, Carlos Guimarães, e pelo Presidente do Conselho Clínico, Novais de Carvalho.


Depois do Centro de Saúde de Serzedo, segue-se o Centro de Saúde de Moreira de Cónegos, cuja solução está já a ser trabalhada pelo Presidente da Câmara Municipal de Guimarães e pela Administração Regional de Saúde do Norte. «Temos já um terreno definido, situado no perímetro da Igreja. Trata-se de uma possibilidade, bem como a beneficiação de um edifício público existente. É isso que está a ser conversado entre as partes em questão», refere Domingos Bragança. O atual serviço do Centro de Saúde de Moreira de Cónegos, com instalações na rua Padre Ezequiel, é assegurado por 2 médicos, 2 enfermeiros, 2 secretários clínicos e 1 assistente operacional.

Partilhar