ESTREIA: A TELEVISÃO DOS MILITARES
Minissérie documental de três episódios, da autoria de Jacinto Godinho, sobre o período em que a RTP foi liderada por militares. 
“A Televisão dos Militares”  analisa, ao pormenor, o período entre 1974 e 1977, quando  a RTP foi liderada por uma equipa militar. Foram os militares que  ficaram com a tarefa de assegurar a transição da ditadura para a  democracia da única emissora de televisão existente, nesses tempos, em  Portugal.
No  dia 25 de novembro de 1975, Portugal esteve à beira de uma guerra  civil. A RTP, tanto nos Estúdios do Lumiar e Centro Emissor de Monsanto,  em Lisboa, como nos estúdios do Monte  da Virgem, no Porto, foi um dos alvos privilegiados da tentativa de  Golpe de Estado. Em direto, os portugueses assistiram ao momento  decisivo dos acontecimentos quando o capitão Duran Clemente foi impedido  de continuar a falar durante a emissão do Telejornal  à noite.
O  25 de novembro é o ponto alto de um período em que a televisão foi um  instrumento fundamental do chamado PREC (Processo Revolucionário em  Curso). A RTP mostrou as mudanças aos  portugueses, mas também foi uma das protagonistas da Revolução. Foi  alvo de lutas politicas e ideológicas. Os conflitos pelo domínio e  instrumentalização da RTP entraram, através do ecrã, pela casa  dos portugueses adentro.
Assinalando  os 60 anos, a RTP investigou a sequência de acontecimentos que deram  origem a este e outros episódios fundamentais da história da televisão  em Portugal.
No primeiro episódio: “A Tropa manda na RTP” (abrange o período de 25 de abril a 28 de setembro).
Numa primeira fase, depois do 25 de abril, os militares foram chamados para controlarem e evitarem a  partidarização da emissão e da informação da RTP. Mas desde o dia 25 de  abril que tanto o General Spínola (presidente da Junta de Salvação  Nacional) como os militares da coordenadora do MFA desenvolveram  intensas manobras de bastidores para colocarem os seus homens de  confiança a mandar na RTP. Há saneamentos mas também inesperados casos  de censura. Em julho de 74, o MFA consegue colocar Vasco Gonçalves à  frente do Governo, mas o General Spínola nomeia um  homem de confiança, o Coronel Casimiro Gomes para mandar na RTP. Com  ele vem o jovem Major Ramalho Eanes.
Autoria: Jacinto Godinho – RTP 
Ano: 2017
            