‘Estendal dos direitos’ patente no edifício-sede do Município

Vizela assinalou o 28.º aniversário da Convenção Sobre os Direitos da Criança, com um ‘Estendal dos Direitos da Criança’. O Presidente da Câmara Municipal, a Vereadora da Educação e a Presidente e secretária da CPCJ de Vizela estiveram no local para simbolicamente assinalar a data.


Esta iniciativa resultou da adesão de Vizela à CAMPANHA NACIONAL “ESTENDAL DOS DIREITOS”, promovida pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, que lançou o desafio a todas as CPCJ’s do País, assim como a todas as instituições públicas e particulares, entidades com competência em matéria de infância e juventude.

No concelho de Vizela, até ao momento, aderiram ao desafio a CPCJ de Vizela, a Câmara Municipal de Vizela, a Santa Casa da Misericórdia de Vizela, a AIREV através da ELI (Intervenção Precoce) e o ACES do Alto Ave (Centro de Saúde Vizela).

Assim, no espaço exterior do edifício sede do Município decorre uma exposição alusiva à efeméride, que estará patente durante o mês de novembro, se as condições climatéricas o permitirem.

O Presidente da Câmara Municipal, a Vereadora da Educação e a Presidente e secretária da CPCJ de Vizela estiveram no local para simbolicamente assinalar a data.

No dia 20 de novembro de 1989, faz hoje 28 anos, a Assembleia Geral das Nações Unidas, aprovava por unanimidade, a Convenção Sobre os Direitos da Criança, ratificado um ano depois por Portugal.

O texto da Convenção foi desenvolvido a partir da Declaração dos Direitos das Crianças, instituída em 1959 também pelas Nações Unidas.

A Convenção sobre os Direitos da Criança é um tratado internacional que visa a proteção das crianças de todo o mundo, organizado em 54 artigos.

Partilhar