Fundação Montepio entrega viaturas à Santa Casa de Braga

E ao Centro Social e Paroquial de S. Martinho de Brufe




A Santa Casa da Misericórdia de Braga e o Centro Social e Paroquial de S. Martinho de Brufe são duas das 21 instituições que receberam hoje uma viatura especialmente adaptada às suas necessidades, no âmbito da 11.ª edição da Frota Solidária da Fundação Montepio.

A cerimónia de entrega da Frota, que reuniu instituições de solidariedade social de Portugal Continental e Ilhas, decorreu em Lisboa, junto ao Padrão dos Descobrimentos, e contou com a presença do Presidente da Fundação Montepio e do Grupo Montepio, António Tomás Correia, e do Vereador da Mobilidade e Segurança da Câmara Municipal de Lisboa, Miguel Feliciano Gaspar.

“Temos consciência de que o trabalho desenvolvido pela Fundação Montepio é uma gota de água no universo de tudo aquilo que pode ser feito. Temos que agradecer a estas instituições, através das quais concretizamos esta política de responsabilidade social de que tanto nos orgulhamos, pelo trabalho notável que desenvolvem junto dos jovens, idosos e todos aqueles que mais necessitam”, afirma António Tomás Correia, Presidente da Fundação Montepio e do Grupo Montepio.

Em 2017, a Fundação Montepio recebeu, através do Ministério das Finanças, EUR 229 035,41 resultantes de valores atribuídos, no ano 2015, no âmbito da Lei da Liberdade Religiosa (Consignação Fiscal).

O montante, entregue pelos contribuintes ao cuidado e gestão da Fundação Montepio, foi assim devolvido à sociedade civil, através da aquisição de veículos automóveis especiais e adaptados que, constituindo a “Frota Solidária”, apoiarão a atividade de 21 instituições particulares de solidariedade social.



Sobre a Frota Solidária…

Criada em 2008 pela Fundação Montepio, a Frota Solidária é um projeto que se concretiza através da aquisição, transformação e adaptação de viaturas destinadas a instituições particulares de solidariedade social (IPSS) de todo o País.

Desde 2008, a Fundação Montepio recebeu através da Consignação Fiscal 4 milhões de euros, integralmente devolvidos à sociedade civil através da entrega de 203 viaturas solidárias a igual número de IPSS.

A missão da Frota Solidária consiste em apoiar a mobilidade, a inclusão e o combate ao isolamento e à desertificação, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva, coesa e solidária.





11.ª edição da Frota Solidária em números…



309 | Número de instituições candidatas à edição 2017/18

21 | Número total de seguros automóvel (primeira anuidade) oferecidos pela Lusitania – Companhia de Seguros, seguradora do Grupo Montepio

Partilhar