Real Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vizela agraciada com distinção honorífica.

Por deliberação de Sua Alteza Real Dom Duarte Pio de Bragança, Grão-mestre da Real Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, concedeu à Real Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vizela a Medalha de Mérito de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa - Padroeira do Reino.


A condecoração será entregue no próximo domingo, dia 21 de Outubro, às 11 horas, na Igreja de São Roque no Largo Trindade Coelho em Lisboa, na Santa Missa comemorativa dos 150 anos da Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lisboa, a qual será celebrada por Sua Eminência Reverendíssima Dom Manuel Clemente, Cardeal Patriarca de Lisboa. Terá a mesma transmissão televisiva pela TVI e radiofónica pela Radio Renascença.

A entrega da Condecoração será feita em mão por S.A.R. Dom Duarte Pio de Bragança.

Num total de 461 Associações de Bombeiros do País, apenas 19 delas vão receber tal e prestigiante condecoração correspondendo às Associações reconhecidas com o título de Real. A nossa Associação passou a ostentar o título de Real, em 10 de junho de 1905, atribuída em Lisboa por carta régia, pelo Rei D. Carlos, que concedeu a mercê e privilégio de Real à corporação Vizelense passando esta, doravante, a designar-se por Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vizela.

Apenas para conhecimento, no distrito de Braga existem a R.A.H.B.V. de Vizela e a R.A.H.B.V. de Famalicão.

Partilhar