ERASMUS Unindo culturas e criando laços em Vizela

O Agrupamento de Escolas de Caldas de Vizela abriu as portas ao grupo de trabalho Erasmus+ que continua a enquadrar as suas ideias e projetos no tema aglutinador “Digital Integration in the Classroom Courses”.


Alunos e professores provenientes da Grécia, da Turquia, da Lituânia, de Itália, de Espanha e da Roménia estiveram presentes, desta vez para falar sobre empreendedorismo e empreendedores que com o seu sucesso contagiaram o imaginário dos alunos dos diferentes países.
Já que nem só com sessões de trabalho se preenchem estes dias em que se partilham as horas de dedicação à preparação do tema a apresentar, em inglês, através do resultado final atingido, há que dedicar uma boa parte da estadia ao enriquecimento cultural destes jovens e dos seus professores e incentivar, junto deles, o gosto por fazer amizades noutros países da Europa. Assim, uma boa parte do tempo foi dedicada a conhecer um pouco das nossas terras, dos nossos hábitos, costumes e gastronomia.
Depois de umas voltinhas por Vizela, passámos por Guimarães, Grutas de Mira d’Aire, Fátima, Oceano Atlântico (sim, algo que para nós é tão corriqueiro, mas que assumiu uma importância extrema para quem não tem um OCEANO à porta!) e por fim Porto. Todos ficaram com o desejo de um dia voltar, com mais tempo para ver e explorar as belezas e estórias da história de Portugal.

Um agradecimento muito especial a todos quantos contribuíram para que todo o programa fosse um sucesso: à Câmara Municipal de Guimarães, que nos disponibilizou um guia para a visita ao centro histórico, ao Dr. Sérgio Lira que nos acompanhou na curta visita à cidade do Porto, ao Rancho Folclórico de Santa Eulália que nos presenteou com a sua presença, em bloco, durante o jantar no Hotel Bienestar, à Vizelab pela excelente foto que levou um dos nossos ícones por essa Europa, à Mercearia, que nos disponibilizou o espaço para alguns dos nossos jantares, ao grupo Edu e Fernanda Musicais, que animou um deles, à casa do Pão-de-Ló Delícia por nos mostrarem o processo de fabrico do nosso “Bolinhol”, ao Diogo Pedrosa e ao Daniel Faria que nos explicaram como receberam o prémio de empreendedorismo, aos alunos e professores do AECV que de uma maneira ou de outra deram o seu contributo e, por fim, também à Câmara Municipal de Vizela pela colaboração disponibilizada.

Maria José Ramos

Partilhar