Escola de Moreira no Eco Parlamento

Oito agrupamentos de escolas de Guimarães participam no Eco Parlamento. A 4ª edição do Eco Parlamento inicia esta quinta-feira, 21 de fevereiro, às 10h00, no Laboratório da Paisagem.


Oito Agrupamentos de Escolas de Guimarães participam na 4ª edição do Eco Parlamento, uma das atividades âncora do programa ambiental PEGADAS, organizado pela Câmara Municipal de Guimarães e pelo Laboratório da Paisagem.

A primeira Sessão Parlamentar de apresentação dos desafios ambientais decorre esta quinta-feira, 21 de fevereiro, no Laboratório da Paisagem, com início às 10h00. A abertura da sessão será feita pela vice-presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Adelina Pinto.

Ao longo de três sessões parlamentares, 32 alunos dos quatro ciclos de ensino dos agrupamentos inscritos, divididos em equipas de quatro, vão identificar desafios ambientais em Guimarães, procurar soluções sustentadas, selecionando para isso um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU e debater perante os restantes alunos e um júri externo.
Nesta edição, participam no Eco Parlamento os Agrupamentos de Escolas de Abação; Professor Abel Salazar; Arqueólogo Mário Cardoso; Fernando Távora; Santos Simões; Vale de São Torcato; Virgínia Moura e Escolas D. Afonso Henriques.
A iniciativa conta ainda com o apoio do Centro Regional de informação das Nações Unidas (UNRIC) na disponibilização de material promocional.

O Eco Parlamento tem como objetivo continuar a garantir que os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, além da participação e cidadania. Divide-se em três sessões parlamentares: a apresentação do desafio ambiental, a estruturação metodológica da solução ambiental e a votação final dos projetos, numa sessão que terá lugar no auditório nobre da Universidade do Minho.

Partilhar