GNR demonstra exercícos com cães na Praça do Município

Vizela recebe esta sexta feira o Dia Nacional da Proteção Civil



Inserido no dia Nacional da Proteção Civil, a Equipa Cinotécnica da GNR do Comando Territorial de Braga irá realizar dois exercícios com cães, um pelas 10h30 e outro pelas 14h30. Os exercícios consistem em demonstrar as aptidões destes animais para buscas e salvamento de pessoas e no domínio da relação do militar sobre a obediência e cumplicidade com o animal nas varias acções, tais como na ordem e segurança pública.

A Guarna Nacional Republicana estará representada também pelas valências de Guarda Territorial e dos GIPS – Grupo de Intervenção de proteção e socorro.

Estarão ainda na praça do município o INEM- Instituto Nacional de Emergência Médica, a FEB- Força Especial de Bombeiros a ANPC Autoridade Nacional de Proteção Civil com a VCOC – Veiculo de Comando e Comunicações com a tenda de apoio ao Posto de Comando, o Exercito Português, os Bombeiros Voluntários de Vizela, com veículos de primeira intervenção e a PCM – Proteção Civil Municipal com veículos de intervenção de apoio e coordenação.
O evento terá abertura oficial pelo Presidente da Câmara Municipal de Vizela, Víctor Hugo Salgado e pelo CODIS, Comandante Operacional Distrital de Braga Hermenegildo Abreu, pelas 10h00 horas na Praça do Município onde estarão representados todos os Agentes de Proteção Civil locais e distritais e decorrerá até às17h00.

COMUNICAÇÃO DA CMV

O Município de Vizela recebe amanhã, dia 1 de março, a comemoração do Dia Nacional da Proteção Civil, com uma exposição de meios dos vários agentes de proteção civil, na Praça do Município, entre as 10.00h e as 17.00h. A abertura oficial terá lugar pelas 10.00h, com a presença do Presidente da Câmara Municipal e do Comandante Operacional Distrital (CODIS).
O Dia Mundial da Proteção Civil, ou Dia Internacional da Proteção Civil, é uma data global instituída pela Organização Internacional de Proteção Civil (OIPC). Foi escolhido o dia 1 de março já que foi neste dia que entrou em vigor a Constituição desta organização.

O objetivo do dia é chamar a atenção para a importância da proteção civil, nomeadamente para a prevenção e para a coordenação de esforços em caso de emergência e calamidade.
Em Portugal comemora-se a data oficialmente como Dia da Proteção Civil, no mesmo dia 1 de março, sendo uma efeméride criada pelo Despacho 6915/2008 de 21 de fevereiro do Ministro da Administração Interna.

Neste dia, que marcará a abertura do Mês da Proteção Civil, terá lugar uma exposição de meios dos vários agentes de proteção civil, na Praça do Município, onde, para além dos meios ao dispor da própria Câmara Municipal, estarão presentes os Bombeiros do concelho, a Autoridade Nacional de Proteção Civil, a Guarda Nacional Republicana (GNR), a Força Especial de Bombeiros e o INEM.
De destacar que a comemoração do Dia Nacional da Proteção Civil em Vizela vem no seguimento da nova política deste Executivo implementada no último ano, não apenas ao nível da reorganização do serviço municipal de Proteção Civil, nomeadamente na aquisição de equipamentos para reforçar a sua operacionalidade no terreno junto das populações, mas também no trabalho que tem sido feito em parceria com os Bombeiros Voluntários e a GNR de Vizela.
A coordenação das comemorações do Dia da Proteção Civil está a cargo da Autoridade Nacional de Proteção Civil e de outras entidades com agentes do sistema nacional de proteção civil e tem como objetivo informar e integrar a população em geral na proteção civil.
Assim, a Câmara Municipal de Vizela apela à participação da população em geral para visitar a exposição de meios dos vários agentes de proteção civil, no próximo dia 1 de março, na Praça do Município, entre as 10.00h e as 17.00h.
 

Partilhar