Carlos Filipe Rocha vai a Frontignan La Peyrade

Jovem da União de freguesias Tagilde/S. Paio foi escolhido pela Câmara de Vizela para projeto de Serviço de Voluntariado Europeu.

Frontignan é uma cidade da França no Distrito de Hérault, região Occitânia. A sua população, estimada em 1999, era de 22.410 habitantes tantos como Vizela.
-------------------------------
Carlos Filipe Rocha, jovem vizelense de 21 anos, residente na União das Freguesias de Tagilde e Vizela São Paio, irá estar em Frontignan la Peyrade (França), de 1 de março a 31 de outubro de 2019.
Foi escolhido entre 12 candidatos.

O Serviço Voluntário Europeu (SVE) é um programa que permite aos jovens entre os 18 e os 30 anos efetuarem um serviço de voluntariado num país diferente do seu de origem tendo por objetivo contribuir para o desenvolvimento da comunidade onde estarão inseridos.

Aprender a aprender
Em termos gerais, os voluntários deste projeto irão promover a mobilidade europeia dos jovens da cidade francesa e terão também a oportunidade de colaborar na organização e dinamização de várias atividades culturais, desportivas e educativas dos serviços de juventude e/ou cultura da câmara de Frontignan.
Frontignan

Aprender a aprender, sentido de iniciativa e empreendedorismo, expressão e consciência cultural, comunicação em língua estrangeira, aptidões digitais, sociais e cívicas são algumas das competências desenvolvidas no Serviço de Voluntariado Europeu.

Um programa de forte cariz educativo e que certifica as competências adquiridas através do Youthpass, uma ferramenta ao dispor dos participantes em projetos financiados pelo Programa Erasmus+ Juventude em Acção e que descreve aquilo que fizeram bem como, aquilo que aprenderam.

A Câmara Municipal de Vizela assume neste projeto a missão de envio de um(a) voluntário (a), assegurando a preparação e um acompanhamento personalizado, desde a fase de candidatura até ao regresso de França em outubro de 2019.

Todos os projetos ao abrigo do programa Serviço Voluntário Europeu garantem, alojamento, alimentação, viagem internacional, transportes locais, seguro de saúde, bolsa mensal, apoio e mentoria.

Partilhar