O cheque-dentista: saúde oral de forma gratuita

Desde inícios de janeiro, nas escolas públicas e IPSS da área de influência do ACES do Alto Ave (Guimarães, Vizela e Terras de Basto), estão a ser distribuídos os cheques-dentista gratuitamente para as crianças de 7, 10 e 13 anos. TEXTO DE José Miguel Rodrigues (médico)


O cheque-dentista: saúde oral de forma gratuita

As doenças orais, como a cárie dentária e as doenças periodontais, são um problema de Saúde Pública que influencia os níveis de saúde, bem-estar e qualidade de vida da população. O Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral destina-se a promover a saúde oral e prevenir e tratar a doença. Assim, através da entrega de uma guia de tratamento (cheque dentista) num médico aderente ao programa, o utente tem acesso a cuidados de Saúde Oral.

Estes cheques são gratuitos para o utente e destinam-se à aplicação de medidas preventivas (selantes de fissura, flúor tópico…), ensino de hábitos de higiene oral adequados e tratamentos dentários (como restaurações, desvitalizações, extrações, destartarizações).
Existem cheques dentista para crianças e jovens (aos 7, 10 e 13 anos, em todos os utentes que frequentem escola pública ou IPSS; aos 16 e 18 anos; e nas idades intermédias dos 3 aos 18 anos apenas se tiver critérios dor ou infeção, tendo cumprido o previsto nos cheques anteriores). Outros utentes com características específicas como beneficiários do complemento solidário para o idoso, grávidas, pessoas com risco de cancro oral, ou infeção pelo HIV, também são abrangidos pelo programa.

Desde inícios de janeiro, nas escolas públicas e IPSS da área de influência do ACES do Alto Ave (Guimarães, Vizela e Terras de Basto), estão a ser distribuídos os cheques-dentista gratuitamente para as crianças de 7, 10 e 13 anos. Os encarregados de educação destes alunos deverão solicitá-los na escola e utilizá-los até 31 de Outubro de 2019 num médico aderente. Poderá consultar a lista de aderentes na sua unidade de saúde ou em https://www.saudeoral.min-saude.pt/pnpso/public/proAderentes.jsp
Não espere pelo final do prazo! Utilize já o seu cheque dentista e previna a doença.

José Miguel G. Rodrigues
Médico Interno de Saúde Pública

Partilhar