Agrupamento de Escolas de Caldas de Vizela em Itália

Mais uma das mobilidades de Erasmus+, desta vez em San Martino in Strada, Lodi, Itália.

Qualquer uma destas ações tem sempre a componente dedicada ao trabalho e uma forte componente de enriquecimento cultural, talvez uma das mais marcantes a seguir ao fazer de novas amizades em países distantes e perceber que afinal somos Europa e temos mais traços em comum do que aqueles que nos diferenciam.

A bela equipa de professoras e o antigo, simpático e divertido, diretor da escola que nos recebeu tudo fizeram para que nos sentíssemos em casa.
(foto certificados)

Fomos gentilmente recebidos pela autarquia de San Martino in Strada, primeiro e de Lodi depois. Facto caricato foi constatar que a vereadora da educação de San Martino foi também a motorista de serviço do minibus que nos levou a tantos sítios quase todo os dias.




Do enriquecimento cultural constaram várias visitas, a primeira foi a Milão, à extraordinária Catedral (Duomo de Milano), ao Teatro alla Scala e ao Castello Sforzesco. Pelo meio, um breve caminhar pela Galleria Vittorio Emanuelle, já que os preços das lojas não eram de todo para os nossos bolsos. A segunda visita foi à maravilhosa cidade de Veneza onde já se vivia o fantástico clima de Carnaval, com imensos casais ou famílias inteiras, trajados a rigor na beleza e tradição dos fatos e máscaras do Carnaval de Veneza.

Tivemos ainda oportunidade de sentir o intenso odor e de ver como se produzem perfumes para diversas marcas de topo, na zona da Lombardia. Depois, com um odor em tudo diferente, estivemos numa unidade de armazenamento, corte e embalagem do famoso queijo parmesão (Parmigiano Regianno).
Terminamos a nossa estadia com um fascinante jantar no Castello Visconteo de Lodi, ao som de música antiga e danças da época, com dançarinos vestidos a rigor.


Maria José Ramos

Partilhar