Comunica do PS de Vizela sobre transportes

Comunicado: Partido Socialista apresenta proposta em Reunião de Câmara do dia 2 de Abril e lamenta que a CMV não aproveite apoios do Governo.
Amigo das famílias e amigo do ambiente, assim é o Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART) que o Governo do PS criou e que entrou em vigor no dia 1 de Abril. Neste mesmo dia, foram centenas os municípios que avançaram com a redução do preço nos transportes públicos e passaram a oferecer passe escolar aos alunos do ensino secundário.
Face à ausência de medidas por parte da Câmara Municipal de Vizela, os vereadores do PS, Dra. Dora Gaspar e Prof. Horácio Vale, apresentaram na Reunião de Câmara Municipal do dia 2 de abril um conjunto de propostas para melhoria do serviço público de transporte no nosso concelho, aproveitando os apoios financeiros que o PART oferece.

A saber, o PS propôs que a Câmara Municipal de Vizela:
- Ofereça a totalidade do passe escolar para os alunos do ensino secundário, que atualmente pagam 50% do custo, aproveitando o financiamento do 60% do PART para redução do tarifário.
- Concretize o projeto de transporte de proximidade, através da criação de transporte público concelhio, aproveitando os 40% do PART dirigido à expansão de rede e aumento da oferta de serviço.
- Implemente a redução tarifária para as deslocações nos transportes públicos intermunicipais.
- Lute para que a CIM do Ave articule com a Área Metropolitana do Porto a redução de tarifas para quem se desloca regularmente entre os dois territórios, considerando os muitos jovens e adultos que por motivos de estudo ou de trabalho utilizam os transportes públicos.

Face às declarações feitas em Reunião de Câmara e à Rádio Vizela, o PS lamenta que:
- O Presidente da Câmara Municipal diga ser “inviável” oferecer mais transporte público aos vizelenses, principalmente aos residentes nos locais mais das freguesias de S. Paio, Tagilde, Infias e Sto Adrião.
- Ao contrário do que acontece nos concelhos vizinhos, os alunos do ensino secundário não sejam comtemplados com mais apoios, quando o PS criou no último ano letivo do mandato passado um novo escalão de subsídio escolar, bolsas de estudo para o ensino superior, manuais escolares para todos os alunos e ofereceu o gás a todas as associações de pais responsáveis pelos refeitórios escolares.

Aumentar o rendimento das famílias através da redução dos custos com transporte, melhorar a mobilidade dos vizelenses, promover a coesão e desenvolvimento económico do concelho de Vizela e proteger o meio ambiente, através da maior utilização de transportes públicos e são os objetivos da proposta apresentada pelo Partido Socialista. Entretanto, o executivo municipal, envergonhadamente, dá o dito por não dito. Uma semana depois da Reunião de Câmara, em conferência de imprensa realizada para o efeito, o Presidente da Câmara Municipal, que havia referido a gratuitidade do passe
escolar apenas a partir do próximo ano letivo, ao contrário do que o PS exigiu, avança que, afinal, a medida será para avançar já em maio. Por outro lado, depois de ter afirmado “não ser viável, nem pretensão, criar nesta altura uma rede de transportes públicos municipais”, vem agora dizer que a CIM do Ave quer definir uma nova rede regional, o que trará, “mais-valias para o concelho de Vizela”.

Apesar da arrogância e prepotência política do atual presidente da Câmara em menosprezar os legítimos interesses da população vizelense e a voz do PS, lutaremos sempre pelos reais interesses do concelho de Vizela, fazendo valer os direitos dos Vizelenses.

Vizela, 9 de abril de 2019
PS Vizela

Partilhar