Maestro vizelense dirige concerto em Lisboa

Joaquim Ribeiro vai dirigir a Orquestra Melleo Harmonia.


Temporada de Órgão São João de Brito 2018-2019,
Concerto de Páscoa

14 de Abril, 16h, entrada livre

"Requiem" de Fauré

Maestro Joaquim Ribeiro
Orquestra Melleo Harmonia
Patrycja Gabrel, soprano
André Baleiro, barítono
Coro Ricercare

--

PERCURSO DO MAESTRO
JOAQUIM RIBEIRO nasceu em Vizela, tendo feito parte da banda da Sociedade Filarmónica Vizelense indo depois para Lisboa. Foi, em 1988, o 1º Prémio Jovens Músicos na categoria de clarinete da história do certame.

Do seu currículo consta ainda o 1º Prémio do Concurso Nacional da Juventude Musical Portuguesa, o 2º Prémio do Concurso de Clarinete de Setúbal, assim como o 1º Prémio Jovens Músicos na categoria Música de Câmara, com o Quarteto de Clarinetes de Lisboa, grupo com o qual obteve ainda o Prémio Cultura e Desenvolvimento e o Prémio Artes e Ideias.

Licenciou-se em Clarinete na Escola Superior de Música de Lisboa com as mais altas classificações.
Do seu percurso resulta a apresentação regular nos principais festivais de música nacionais e internacionais, bem como a gravação de diversos Cd’s, sendo D’Addario Artist e Selmer Artist. Foram-lhe dedicadas diversas obras.
Ao longo da sua carreira teve oportunidade de trabalhar com maestros como Carlo Maria Giulini, Mstislav Rostropovitch, Lukas Foss, George Hurst, Michel Tabachnik, Alain Lonbard, Arturo Tamayo, Michael Zilm, Wolfgang Rennert e Michel Plasson, de entre muitos outros, com os maiores elogios.

É Mestre em Direção de Orquestra pelo Instituto Piaget, tendo-se graduado em Dijon, no Conservatório de Música J. Ph. Rameau, com o reconhecido Maestro Jean-Sébastien Béreau, período em que o seu empenho e sensibilidade lhe valeu a classificação de Très Bien pelo certificado CEFM e a Médaille de L’argent correspondente ao certificado DEM.
Trabalhou posteriormente com Felix Hauswirth e Michael Fennell.

Tem dirigido obras de compositores tão variados como Marcos Portugal, L. W. Beethoven, Charles Gounod, Antonín Dvoräk, Johannes Brahms, Igor Stravinsky, Arnold Schoenberg, Luís de Freitas Branco, Richard Wagner e Gustav Mahler, entre outros, quer em formações de câmara, quer sinfónicas.
Em 2017, no âmbito dos seus estudos musicológicos, publicou, com o apoio da Fundação Jorge Antunes, o primeiro estudo preliminar sobre a vida e obra do compositor vizelense Joaquim da Costa Chicória.
Atualmente, Joaquim Ribeiro é clarinete solista da Orquestra Sinfónica Portuguesa e o diretor musical da orquestra Melleo Harmonia.

Partilhar