Procissão do Encontro do Senhor arrastou muitos fiéis à cidade

No sermão proferido duma varanda da rua Dr. Alfredo Pinto, o P. José Lima falou sobretudo sobre a liberdade religiosa existente no nosso País «laico mas respeitador da liberdade de cada um professar a sua fé».


Como sempre a procissão saiu dividida em duas - imagem do Senhor dos Passos por um lado e imagem de Nossa Senhora pelo outro - dando-se o encontro próximo do local onde o pregador proferia o sermão.
A cidade ficou em silêncio absoluto, apenas quebrado pelas palavras do P. José Lima que saiam em eco dos altifalantes expostos num edifício da rua Dr. Abílio Torres.
O tempo, embora com ameaça de chuva, não provocou chuva, tendo depois do sermão a procissão seguido numa só pela rua da Rainha em direção à Praça da República seguindo dali para a igreja.
O pregador versou a sua intervenção sobres os estados laicos e laicistas, salientando que Portugal é um País laico mas não laicista daqueles que perseguem os religiosos. Deu o exemplo do Primeiro Ministro António Costa que é laico mas respeita todas as religiões referindo-se ainda ao presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa «que assume a sua fé de católico, apostólico, romano e beijou por isso o anel do papa Francisco».
O P. José Lima pediu aos pais presentes que abraçassem os seus filhos e rezassem com ele uma oração para os livrar dos perigos, um momento comovente.

Muitos forasteiros estiveram presentes enchendo os passeios da rua Dr. Alfredo Pinto, parte do jardim e praça numa verdadeira manifestação de fé.
Quinta feira sai da mesma paróquia de S. João das Caldas a procissão aos doentes e na sexta a procissão do Enterro do Senhor.







Partilhar