Câmara solicita reunião à Ministra da Justiça para resolver instalações e serviços de Registo e Notariado de Vizela

A Câmara Municipal de Vizela solicitou uma reunião à Ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, no seguimento as diversas queixas relativas às instalações e serviços de registo e notariado de Vizela.


De destacar que tem sido notícia as longas filas de espera nos serviços a nível nacional, devido ao enorme volume de pedidos e renovações.

Contudo, em Vizela, para além das longas filas de espera, junta-se o problema da exiguidade das instalações e a falta de instalações sanitárias.

Apesar de não ser da sua competência a resolução deste problema, a Câmara Municipal está atenta a toda esta situação, tendo assim solicitado uma reunião à Ministra da Justiça para expor esta situação, no sentido de alertar a governanta para uma maior atenção para esta problemática e os seus bons ofícios junto das entidades competentes, no sentido de diligenciar para que num curto período de tempo sejam criadas condições condignas nestes serviços.

A Câmara Municipal de Vizela adianta que fará tudo o que estiver ao seu alcance para assegurar o bom funcionamento dos serviços prestados às populações e empresas do Concelho de Vizela, colocando-se, desta forma, ao lado dos Vizelenses na defesa dos seus interesses e dos interesses do Concelho.

NOTÍCIA DDV DE 16 DE MAIO
 Em Vizela já há pessoas que vão marcar lugar às 5 horas da madrugada para a porta da Conservatória do Registo Civil e Predial, na Praceta 19 de Março, para tirar senha a troco duma gorjeta.


EM VIZELA QUEM PRECISAR DE IR AO WC COMO É?

 O problema é a nível nacional e Vizela não foge à regra: tirar o Cartão de Cidadão é uma dor de cabeça.
A nível nacional os atrasos na emissão do Cartão do Cidadão e o mau atendimento (elevado tempo de espera para atendimento ou ausência de resposta aos pedidos de informação), representam os principais motivos das queixas apresentadas no Portal da Queixa.
Por outro lado os vizelenses, para além das demoras, queixam-se (na rua) contra as instalações do RCPV já que não há casas de banho específicas para o público e a sala de espera torna-se muitas vezes minúscula com tantas pessoas ficando várias de pé à entrada.

Homens disponíveis, que não trabalham, têm feito em Vizela o papel de tarefeiros indo para a porta do Registo marcar vez a pedido de quem precisa tirar o cartão de cidadão pois o número de senhas é muito limitado e esgota depressa. Alguns recebem 5 ou 10 euros de gorjeta. Por volta das 5 horas da manhã já estão na cabeça da fila e ali aguardam até que chegue a pessoa que lhes pediu esse serviço. Esta é uma das provas da falta de paciência dos utentes.

NOVAS INSTALAÇÕES? 
Muitos vizelenses defendem que a sede da Conservatória do Registo Civil e Predial de Vizela devia mudar de local para espaço mais amplo, acessível e com casas de banho para homens e mulheres. Há mesmo que aponte que o edifício da Câmara Municipal de Vizela poderia albergar estes serviços tal a sua dimensão.

Partilhar