Comunicado do PS de Vizela sobre a Praça da República

"
APROVADOS PROJETOS QUE COMPROVAM UMA “DISCUSSÃO PÚBLICA” DE FAZ DE CONTA PERGUNTAS SOBRE SEGURANÇA, TRÂNSITO, ESTACIONAMENTO, PATRIMÓNIO OU ESPAÇOS VERDES CONTINUAM SEM RESPOSTA



Em 15 de janeiro e 13 de fevereiro, o Partido Socialista Vizela informou os vizelenses sobre as dúvidas e preocupações apresentadas ao executivo da Câmara Municipal de Vizela, sobre os projetos de requalificação da Praça da República e do Jardim Manuel Faria.
Depois de uma discussão pública “para inglês ver”, tendo o Sr. Presidente de Câmara, Vitor Hugo Salgado, decidido sozinho sobre a intervenção, veio agora o executivo de direita da Câmara Municipal aprovar os mesmos projetos!

Em Reunião de Câmara desta terça-feira, dia 14 de maio, o executivo municipal, aprovou os projetos de requalificação “Coração da Cidade” em que as únicas alterações registadas foram a de substituir o gradeamento da Bica Quente por “bancos” e criar um estacionamento para pessoas de mobilidade reduzida!
Perante as preocupações apresentadas pelos Vizelenses e pelo PS, o Sr. Presidente da Câmara mantém o silêncio!

1-Nem uma palavra sobre o aumento dos fluxos de trânsito originados pela circulação em dois sentidos.

2-Nem uma palavra sobre a inexistência/indefinição de zonas de atravessamento e reconfiguração dos passeios, nomeadamente na zona nascente, o que trará mais perigo para os peões.

3-Nem uma palavra sobre o estacionamento para táxis, cargas e descargas, e condicionamento destas, considerando o aumento do fluxo rodoviário.

4-Nem uma palavra sobre o estudo sobre trânsito e mobilidade na Cidade de Vizela, necessidade, que justifique o incompreensível aumento de fluxo de trânsito na envolvente da Praça da República e do Jardim Manuel Faria.

5-Nem uma palavra sobre a eliminação da quase totalidade do arvoredo da Praça da República, com colocação de uma baia de árvores apenas na parte nascente que, durante quase todo o dia darão sombra à rua nascente, em que se passará de circulação em dois sentidos, e não à Praça onde se quer pessoas!

6-Nem uma palavra sobre a inexistência de uma proposta uniformizada para esplanadas para os cerca de uma dezena de estabelecimentos de bebidas e restauração.

7-Nem uma palavra nova sobre uma intervenção ao nível da arqueologia, tendo o PS proposto na reunião de Câmara Municipal a criação de uma Gabinete Municipal de Arqueologia, considerando a riqueza deste património no na nossa cidade.

8-Nem uma palavra sobre a declaração da Praça da República como Sítio de Interesse Arqueológico Municipal.

9-Nem uma palavra sobre a valorização do passado de Vizela relativo à transição do século XIX para o XX, auge do período termal, dando visibilidade ao facto das nascentes da água termal estarem situadas naquele espaço, propondo-se o desenvolvimento de um centro interpretativo do termalismo (passado e presente).

10-Nem uma palavra sobre reabilitação das linhas de água que atravessam a Praça da República (ribeiros de Paços e da Portela) ou a reabilitação do túnel que dá acesso às Termas de Vizela.

11-Nem uma palavra sobre a necessidade de aumento de sanitários.

12-Nem uma palavra sobre a criação de condições prévias para uma plataforma artística (palco), na zona sul da Praça da República, em vez de um alegado novo bar anunciado em dezembro pelo Sr. Presidente da Câmara.

Sobre as alternativas reais, próximas e eficazes de estacionamento que respondam à função económica e social da Praça da República, e às necessidades do comércio tradicional, o Sr. Presidente da Câmara anuncia a criação de “90 lugares de estacionamento”, mas ao mesmo tempo descai-se e diz que ainda nem sequer há negociação com os proprietários dos terrenos, estando estes ainda em avaliação! Ora, se assim é, como pode avançar com a certeza de criação de estacionamento? Em respeito pelos Vizelenses, o Dr. Vitor Hugo Salgado só tem uma escolha: falar a verdade e assumir que está a esconder factos dos Vizelenses.

Por último, lembramos que a requalificação da Praça da República e do Jardim Manuel Faria faz parte de um conjunto de obras inseridas no PARU – Plano de Ação para a Regeneração Urbana, financiadas por fundos comunitários aprovados pelo executivo do Partido Socialista, para os centros urbanos da Cidade de Vizela e de todas as freguesias do Concelho.

Vizela, 15 de maio de 2019
PARTIDO SOCIALISTA - Concelhia de Vizela

Partilhar